Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

17

Fundação do poder dinástico -* 1 Ao voltar para casa, Davi disse ao profeta Natã: «Veja! Eu estou morando numa casa de cedro, enquanto que a Arca da Aliança de Javé está debaixo de uma tenda2 Natã respondeu a Davi: «Faça o que você está querendo, porque Deus está com você».

3 Nessa mesma noite, Natã recebeu esta mensagem de Deus: 4 « procurar o meu servo Davi e diga-lhe: Assim diz Javé: Não é você quem vai construir uma casa para eu morar. 5 Porque, desde quando libertei Israel até hoje, eu nunca morei numa casa. Ficava sempre de tenda em tenda, de abrigo em abrigo. 6 Por todo o tempo em que caminhei com todo o Israel, por acaso, eu perguntei alguma vez a um dos juízes de Israel, que coloquei como pastores do meu povo: ‘Por que vocês não constroem uma casa de cedro para mim?’ 7 Portanto, diga ao meu servo Davi: Assim diz Javé dos exércitos: Fui eu que tirei você do pastoreio atrás de ovelhas, para ser o chefe do meu povo Israel. 8 Estive com você por toda parte por onde você ia. Exterminei da sua frente todos os seus inimigos. Agora, vou dar a você uma fama igual à dos maiores homens do mundo. 9 Vou escolher um lugar para o meu povo Israel, e aí vou plantá-lo. Ele habitará nesse lugar, sem ser incomodado pelos maus, que não voltarão a oprimi-lo como antes, 10 desde o tempo em que estabeleci juízes para dirigir o meu povo Israel. Submeterei todos os seus inimigos e engrandecerei você. Javé anuncia que vai construir para você uma dinastia. 11 Quando você completar a idade de ir para junto de seus antepassados, eu farei surgir um descendente depois de você, um de seus filhos, e eu firmarei o reino dele. 12 Ele construirá uma casa para mim, e eu firmarei o trono dele para sempre. 13 Eu serei para ele pai, e ele será filho para mim. Ele nunca perderá o meu favor, como perdeu Saul, que foi rei antes de você. 14 Eu o manterei para sempre na minha casa e no meu reino, e o trono dele será firme para sempre». 15 Natã comunicou a Davi todas essas palavras e toda a presente visão.

O rei deve servir a Javé e ao povo -* 16 Davi entrou na tenda, sentou-se diante de Javé, e disse: «Quem sou eu, Javé Deus, e o que é a minha casa para que me tenhas trazido até aqui? 17 No entanto, isso ainda te parece pouco, ó Deus, porque estendes tuas promessas para a casa do teu servo até um futuro distante, e me consideras uma pessoa de importância, Javé Deus. 18 Que mais poderia Davi fazer para ti, em vista da fama que deste ao teu servo? Tu mesmo distinguiste o teu servo. 19 Javé, por amor ao teu servo e conforme os teus projetos, realizaste essa obra extraordinária, para manifestar todas as tuas maravilhas. 20 Javé, não ninguém como tu. Não outro Deus além de ti, como ouvimos com nossos próprios ouvidos. 21 E quem é como o teu povo Israel, o único povo do mundo que Deus mesmo veio resgatar, para torná-lo seu povo e dar-lhe um nome grande e estável? Tu expulsaste as nações diante do teu povo, que resgataste do Egito. 22 Decidiste que o teu povo Israel será o teu povo para sempre. E tu, Javé, te tornaste o Deus dele. 23 Agora, Javé, que a promessa que fizeste ao teu servo e à sua casa fique firme para sempre, e se cumpra tudo o que prometeste. 24 Que essa promessa fique firme e que o teu nome seja engrandecido para sempre. Que se diga: ‘Javé dos exércitos é o Deus de Israel’. Que a casa do teu servo Davi fique firme diante de ti, 25 pois foste tu, meu Deus, que revelaste ao teu servo que irias construir para ele uma dinastia. É por isso que o teu servo está aqui, rezando diante de ti. 26 Sim, Javé, tu és Deus e fizeste essa promessa ao teu servo. 27 Portanto, queiras abençoar a dinastia do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. O que tu abençoas, fica abençoado para sempre».




* 17,1-15: Cf. nota em 2Sm 7,1-17. No contexto do pós-exílio, um descendente de Davi será o Messias, que virá no futuro para restabelecer toda a grandeza de Israel.



* 16-27: Cf. nota em 2Sm 7,18-29.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002