Vivência institucional: Falando de benefícios com RH

28/11/2023

Por Comunicação PAULUS Social

No dia primeiro de novembro os adolescentes e jovens atendidos no Centro PAULUS de Convivência Vila Mariana receberam a profissional do RH Suzana Souza para falar sobre os benefícios nas empresas. Suzana iniciou comentando sobre sua jornada profissional e a importância de sempre nos aprimorarmos e estudarmos – falas já feitas por outros profissionais da PAULUS. Seguindo com a conversa, ela mencionou benefícios que são obrigatórios por lei e outros que são oferecidos por serem maneiras de valorizar os diferentes trabalhadores dentro das empresas.

Um ponto muito importante que Suzana trouxe para a conversa foi a ética no uso dos benefícios. Por exemplo, quando alguém solicita o Vale Transporte, este deve ser utilizado apenas pelo funcionário e apenas no trajeto casa-trabalho-casa, não podendo empresar o cartão para outra pessoa. Também foi falado sobre o Vale Refeição, benefício para que as pessoas possam se alimentar durante sua jornada de trabalho, e que não é permitido, por lei, que seja vendido.

Os adolescentes e jovens se mostraram muito interessados e fizeram as mais variadas perguntas sobre seguro de vida, convênio médico, atendimento psicológico, vale alimentação, CLT, direitos e deveres, e também compartilharam algumas de suas experiências pessoais e de suas famílias. Também foi reforçada a importância de cada candidato a uma vaga pesquisar e perguntar sobre os benefícios durante o processo de recrutamento e seleção, para que não fique nenhuma dúvida e para ter clareza de como será o local onde irão trabalhar.

Essa vivência foi mais uma oportunidade trazida pela equipe para ampliar o repertório e o conhecimento dos adolescentes e jovens atendidos, para que desenvolvam suas competências de autonomia e protagonismo, que conheçam mais sobre seus direitos e busquem aquilo que faça sentido a eles. Suzana se colocou à disposição para tirar outras dúvidas que surgirem e esclarecer alguns pontos que podem surgir posteriormente. Poder contar com a infraestrutura e, principalmente, com tantos profissionais da PAULUS faz uma enorme diferença no que é oferecido em nosso Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e é gratificante observar a curiosidade, o empenho e a vontade dessa geração para que as vulnerabilidades se tornem cada vez menores e as possibilidades sempre maiores.