Serviço de Convivência da PAULUS realiza mais um encontro “10 às 10”

10/10/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Cooperação, participação, espontaneidade e convivência. Essas são apenas algumas das motivações do grupo “10 às 10 – Chão de Todos” que, por meio do simples ato de cultivar hortaliças e flores no Centro para Crianças e Adolescentes “De Olho no Futuro” (Osasco), contribui com o fortalecimento de vínculos da comunidade com o serviço. Esta ação modesta carrega consigo uma importância enorme, que ganha forma pela composição de algo que cada membro do grupo carrega consigo: a espontaneidade. Graças a ela, a ação do grupo vem tornando-se cada vez mais natural e orgânica. Os reflexos desta ação são visíveis: o os atos espontâneos movimentam o CCA e a comunidade, contribuindo com a construção da convivência. Desde as senhoras Vera e Edna, moradoras do bairro, que vão ao CCA colher as hortaliças e fazer manutenção na horta à cozinheira do serviço, Cristina, que prepara os vegetais para o consumo das crianças e adolescentes.

Na ultima quarta-feira, dia 09 de outubro, foi realizado mais um encontro do grupo “10 às 10”, só que, desta vez, “09 às 09”, com uma atividade um pouco diferente: um encontro com café e poesia, além de, claro, a vivência na horta comunitária. A reunião foi iniciada com uma rotineira manutenção na horta, em que os participantes trabalharam ativamente na separação e migração de mudas e hortaliças. Além disso, foi feito um novo canteiro exclusivo para o cultivo de verduras. O Sr. Rosil Mendes Venâncio, membro assíduo do grupo, compôs uma música especialmente para a atividade:

 

Eita horta tão bonita

Vamos todos cuidar dela

 

Plantamos o girassol com alegria

O girassol nasceu

O girassol nasceu

O girassol está florido

 

Plantamos a couve no mesmo dia

A couve já nasceu

A couve já nasceu

A couve foi consumida

 

Plantamos taioba na terra fria

A taioba já nasceu

A taioba já cresceu

A taioba virou comida

 

Plantamos as hortaliças

As plantas já nasceram

As plantas já cresceram

Para o consumo de todo dia

 

Com a expansão da horta e o plantio das hortaliças o CCA torna-se um espaço mais sustentável, além de oferecer alimentos de melhor qualidade para os atendidos pelo serviço, possibilitado a partir da importante participação da comunidade com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O grupo “10 às 10 – chão de Todos” é uma iniciativa do SCFV “De Olho no Futuro” em parceria com a comunidade, representada por familiares de atendidos e membros do Centro Comunitário Jd. Santa Maria, o qual leva o nome do bairro em que o serviço está alocado.