Recife recebe maratona de formações para Orientadores Sociais

21/08/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

A cidade de Recife (PE) recebe entre os dias 19 e 22 de agosto duas formações do Programa de Assessoramento da PAULUS. Nos dias 19 e 20, ocorre o III Módulo da Formação “O Orientador Social e a Prática Cotidiana”. Já nos dias 21 e 22, acontece a formação “Novas práticas para o cotidiano dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, do Programa Direito e Cidadania.

No dia 21 de agosto, a formação do PDEC contou com uma mesa de abertura composta por Angela Oliveira (Gerência Geral do SUAS de Recife), Bernadette Gondin (Representante da Secretaria Executiva de Assistência Social de Pernambuco), Cintia Cavalcante (Diretora da Proteção Social Básica de Paulista), Cibele Silva, (Representando do Gepas – Grupo de Estudo e Pesquisa de Assistência Social da UFPE) e Carla Cywyra Graciano (Coordenadora dos SCFV de Olinda).

Resultado da parceria entre a PAULUS e a Articulação dos Serviços de Convivência da Região Metropolitana do Recife, os dois encontros capacitarão cerca 100 orientadores sociais que atuam em 15 municípios da região. Os quatro dias de formação, que totalizam 32h horas de atividades, são mediados por Agnaldo Geremias, membro de longa data da equipe de formação da PAULUS. Ambos os eventos ocorrem no Instituto para cegos “Antônio Pessoa de Queiroz”.

Com carga horária total de 75 horas, “O Orientador Social e a Prática Cotidiana” é um percurso formativo do Projeto InovaSUAS dividido em quatro etapas. Os encontros anteriores ocorreram no município de São Lourenço da Mata (PE), em abril, e Araçoiaba (PE), em maio. O último encontro ocorrerá no dia 30 de setembro, na cidade de Olinda (PE). Junto com o Programa Direito e Cidadania, compõe as atividades de Assessoramento e Garantia de Direitos da PAULUS, por meio do Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social.

Formação – O Orientador Social e a Prática Cotidiana – MóduloIII – Arquivo PAULUS

Formação do Programa Direito e Cidadania – Arquivo PAULUS