PAULUS Social através do Programa InovaSUAS oferece formação para trabalhadores da região oeste paulista

06/12/2023

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 22 e 23 de novembro, aconteceu a formação “Organização da gestão, qualificação e oferta dos Serviços de Proteção Social  Básica: um olhar reflexivo para a prática atual”, através do Programa InovaSUAS em parceria com a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS Dracena/SP que contempla 22 municípios da região oeste paulista.

A formação teve como objetivo oferecer aos trabalhadores da assistência social, especialmente da Proteção Social Básica, um espaço de diálogo alinhado com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), promovendo reflexões sobre Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Também buscou aprofundar a compreensão conjunta de conceitos, práticas e possibilidades de intervenção.

Durante os encontros, foram abordados temas centrais da Proteção Social Básica, como a execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio, previstos na PNAS. Exercícios coletivos foram realizados para fortalecer a rede de trabalhadores da região, visando não apenas suprir necessidades imediatas, mas também para a construção uma sociedade mais equânime.

O processo formativo teve a carga horária de 16h e foi conduzido por Alexandre Randi, consultor de processos de desenvolvimento social e comunitário, participou de programas de formação como o GESC (Gestão para Organizações da Sociedade Civil) e o DIES (Desenvolvimento Institucional de Entidades Sociais). Atua no campo social desde 1997, inicialmente como coordenador de projetos e programas e, posteriormente, prestando assessorias e consultorias para OSCs e Poder Público. Em 2007 ingressou como consultor associado do Instituto Fonte, onde realizou trabalhos com os Institutos BRF, Camargo Corrêa, Votorantim e Inspirare, em programas de desenvolvimento comunitário; Fundação Telefônica, Global Communities e UNESCO em processos de desenvolvimento institucional de OSCs; e também foi professor em cursos de gestão de OSC na Escola de Extensão da Unicamp, ABONG e FAPCOM. Em 2010 fundou a Roda de Aprendizagem, da qual é sócio administrador e consultor. Integra a rede de consultores do Instituto Fonte. É graduado em Música Popular e Pedagogia, com Mestrado em Educação pela Unicamp.

O Programa InovaSUAS é estruturado na capacitação e formação de lideranças e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial e profissionais ligados à rede de serviços que visam desenvolver seu conhecimento nas mais diversas temáticas do SUAS, com formações gratuitas presentes em todo território nacional.