
Por Comunicação PAULUS Social
Em uma atmosfera vibrante e cheia de acolhimento, a PAULUS Social, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDSDH), promoveu a formação “PAIF e SCFV” nos dias 6 e 7 de novembro, em Olinda/PE. A atividade reuniu sorrisos, trocas de experiências e o autêntico tempero pernambucano para aprofundar o entendimento dos participantes sobre o trabalho com famílias no Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF) e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Sob a mediação da formadora Samara Xavier, historiadora formada pela UNESP e mestra em Serviço Social pela PUC/SP, o encontro proporcionou um espaço rico de discussões e dinâmicas interativas. Com vasta experiência no SUAS, Samara conduziu os participantes através de reflexões e debates sobre a integração dos serviços PAIF e SCFV. O grupo teve a oportunidade de não apenas compreender as diretrizes desses serviços, mas também de explorar novas estratégias e práticas para aprimorar o atendimento a famílias e indivíduos.
A programação, com carga horária de 16 horas distribuídas em dois dias, envolveu 40 coordenadores(as), técnicos(as) e educadores(as) sociais dos municípios de Igarassu, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Camaragibe, Araçoiaba, Abreu e Lima, além do município sede, Olinda. Cada momento foi pensado para engajar e aproximar os profissionais, facilitando o diálogo e a troca de experiências. Houve espaço para debates e para a criação de estratégias conjuntas, garantindo uma vivência realmente colaborativa e enriquecedora.
Como representantes do Assessoramento da PAULUS Social, estiveram presentes a supervisora Mira Lopes e a analista de projetos sociais Anna Caroline Gama, prestando suporte técnico à formadora e garantindo que o conteúdo estivesse alinhado com as diretrizes da PAULUS e da política de Assistência Social. Também estiveram presentes no Encontro Eva Fellows e Rosiane Tenório que compõem a Articulação dos SCFV da Região Metropolitana do Recife.
Com a energia e o compromisso de cada participante, o processo formativo reforçou a importância do trabalho integrado e das ações coletivas no fortalecimento da assistência social na região.
O Programa InovaSUAS é estruturado na capacitação e formação de lideranças e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial e profissionais ligados à rede de serviços que visam desenvolver seu conhecimento nas mais diversas temáticas do SUAS, com formações gratuitas presentes em todo o território nacional.