Por Comunicação PAULUS Social
Em parceria com o Fórum das Organizações da Sociedade Civil de Belo Horizonte/MG (FOSC-BH), a PAULUS Social promoveu mais um encontro do Programa InovaSUAS com trabalhadores(as) de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da rede municipal. O objetivo do encontro foi ampliar a visão sobre o diagnóstico, planejamento, monitoramento e avaliação das ações nos serviços, com ênfase nas estruturas, impactos e na atuação desses serviços nos territórios.
O FOSC-BH é um fórum permanente de entidades socioassistenciais composto por trabalhadores da assistência social de Belo Horizonte. O fórum prioriza a articulação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com o poder público, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e tem como foco a reflexão e representação em espaços de controle social. Além disso, fomenta, de forma contundente, o debate sobre questões relacionadas à Política de Assistência Social no município.
No decorrer da formação, surgiram diversas conversações que contribuíram para a construção de um percurso formativo centrado no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação das ações dentro dos SCFV. Esse percurso levou em consideração o contexto territorial onde o serviço está inserido, as demandas e principais necessidades, além de destacar a importância do planejamento estratégico para a execução do serviço. Esse planejamento envolve a análise da infraestrutura real e ideal para atingir os objetivos e metas estabelecidos, culminando na avaliação e tabulação dos indicadores.
As provocações e debates realizados ao longo da formação contribuíram para um maior entendimento por parte dos participantes sobre os caminhos práticos e metodológicos necessários para implementar o monitoramento e a avaliação nos SCFV. Tais práticas são fundamentais para garantir ao serviço e aos trabalhadores a confiança e a estabilidade necessárias para planejar, executar e avaliar os processos e as ações realizadas.
A formação ocorreu nas dependências da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e foi conduzida por Neila Soledade, assistente social de formação, pós-graduada em Gestão Pública, ex-coordenadora estadual do Programa Primeira Infância no SUAS, na Bahia, além de produtora e disseminadora de conteúdos voltados para a assistência social.
O Programa InovaSUAS é estruturado na capacitação e formação de lideranças e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial e profissionais ligados à rede de serviços que visam desenvolver seu conhecimento nas mais diversas temáticas do SUAS, com formações gratuitas presentes em todo o território nacional.