Programa Direito e Cidadania capacita trabalhadores do SUAS em Campinas/SP

04/07/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 25 e 26 de junho, o assessoramento da PAULUS Social, em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Adolescentes (FEBRAEDA), ofertou, por meio do Programa Direito e Cidadania (PDEC), uma formação voltada para trabalhadoras e trabalhadores dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) das regiões metropolitanas da capital e de Campinas.

Com carga horária de 16 horas, divididas em dois dias, a formação reuniu 34 participantes e teve como mediadora a doutoranda em Serviço Social pelo PPGSS da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Franca), Fernanda Andrade Garcia.

Durante os encontros, Fernanda trouxe reflexões sobre a práxis transformadora como ação consciente e intencional, além de discutir o significado e a aplicação epistemológica de conceitos amplamente utilizados na Política de Assistência Social, como “emancipação” e “autonomia”.

Por meio de oficinas práticas, os participantes foram convidados a repensar sua atuação à luz das competências e objetivos do SCFV. Como ferramenta metodológica, utilizaram o livro A Menina e o Mundo, que compõe o kit do PDEC deste ano, além dos materiais oficiais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Representando o assessoramento da PAULUS Social, a analista de projetos sociais Anna Caroline Gama — especialista em Serviço Social e Políticas Públicas — acompanhou todas as etapas do processo formativo, desde a preparação até a execução, garantindo a consonância da atividade com as diretrizes da PAULUS e da Política de Assistência Social.

A FEBRAEDA foi representada pela assistente social Maria Silvia Coviello, técnica da Federação. Com ampla experiência no SUAS e atuação como conselheira nos âmbitos municipal e estadual em São Paulo, Silvia contribuiu de forma significativa para os debates realizados ao longo da formação.

O Programa Direito e Cidadania qualifica orientadores e educadores sociais de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS em todo o Brasil, por meio de processos formativos baseados em diagnósticos territoriais realizados em parceria com CMAS, secretarias de assistência social e organizações sociais, tendo como elemento facilitador o kit de livros da PAULUS, exclusivamente elaborado para essa finalidade.