
Por Comunicação PAULUS Social
Nos dias 10 e 11 de junho de 2025, a equipe do assessoramento da PAULUS Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), realizou em Vitória da Conquista (BA) uma formação dedicada aos Educadores Sociais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da rede direta. A iniciativa integra o Programa Direito e Cidadania (PDEC) que tem como tema: “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Organização e Prática Cotidiana”.
Mediada pela Mestra em Serviço Social Samara Xavier, a formação promoveu momentos de escuta, leitura e reflexão crítica, valorizando os saberes e vivências dos trabalhadores do SCFV à luz do arcabouço teórico-metodológico e legislativo da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). A formação apresentou ainda os livros do Kit PDEC 2025, que poderão ser utilizados nos serviços como ferramenta metodológica dos percursos, tendo como norteador a vivência e realidade dos atendidos e do território de atuação. A utilização dos livros nesta capacitação promoveu reflexões sobre o papel do educador social, da mediação e a importância do planejamento participativo.
Parte destes educadores foi recentemente nomeada através de um concurso simplificado e teve, com essa formação, o seu primeiro contato com os fundamentos do SUAS e com os princípios que organizam a prática nos territórios.
Esse processo formativo dialoga com as demandas apresentadas pela Secretaria de reestruturar os Serviços de Convivência. Em abril, estivemos no município com a formação para os técnicos e gestores destes serviços e demos sequência com os educadores sociais nesta oportunidade, o que qualifica ainda mais este processo e oportuniza a aplicabilidade do aprendizado no fazer cotidiano dos trabalhadores.
Estiveram em um momento do processo formativo a prefeita Sheila Lemos de Andrade e o secretário Michael Farias. Ambos falaram sobre a importância de cada um em sua atuação e o Secretário se comprometeu a dialogar com a Gestão para proporcionar tudo o que for necessário para a execução do trabalho de maneira exitosa.
Representando a PAULUS Social, estiveram o coordenador Alessandro Tiezzi e a analista de projetos sociais Anna Caroline Gama. Que, além de garantirem a plena execução do processo formativo, se colocaram à disposição para pensar juntos estratégias de qualificação da rede socioassistencial do município.
Essa parceria entre PAULUS Social e SEMDES expressa o cuidado em fortalecer as políticas públicas, investindo na formação continuada como estratégia para garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população em situação de vulnerabilidade social. O Programa InovaSUAS qualifica trabalhadores do SUAS, conselheiros de assistência social e de direitos, gestores, usuários e lideranças representativas da rede socioassistencial com até 360 horas de formação para aprimorar as formas de gestão, procedimentos e acessos a direitos sociais, utilizando práticas inovadoras e conteúdos adequados às realidades dos territórios. O programa mantém também, em seu escopo de atuação metodológica, a produção de





























