Por Comunicação PAULUS Social
Nos dias 08 e 09 de outubro de 2026, a PAULUS Social, por meio do Programa Direito e Cidadania (PDEC), realizou mais uma formação em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMDAS) de Campinas/SP. O encontro, que acontece no auditório da Livraria PAULUS, foi voltado para educadores sociais que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município.
Com mediação do educador social e mestre José Artur Castilho, a formação propôs um aprofundamento teórico e prático sobre a estruturação e a implementação dos percursos progressivos nos territórios, com foco nas relações familiares e comunitárias e no papel dos profissionais do SUAS na defesa de direitos e na promoção da cidadania. Entre os objetivos estiveram a compreensão aprimorada dos princípios e da operacionalização do SCFV.
A programação do primeiro dia percorreu a linha do tempo do SUAS, a definição e natureza do SCFV, seu caráter preventivo, protetivo e proativo, a segurança de convívio e a complementaridade do serviço ao trabalho social com famílias. Já o segundo dia foi dedicado à Metodologia da “Cadeia de Planejamento do SCFV”, com seus sete passos: tematização, objetivos gerais e específicos por ciclo de vida, eixos norteadores, competências, percursos progressivos, encontros, registro e avaliação.
A metodologia adotada valorizou a participação ativa dos educadores sociais, concebidos como sujeitos de conhecimento, promovendo o diálogo, a troca de experiências e a construção compartilhada de saberes que articulam teoria e prática de forma contínua.
O Programa Direito e Cidadania qualifica orientadores e educadores sociais de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS em todo o Brasil, por meio de processos formativos baseados em diagnósticos territoriais realizados em parceria com CMAS, secretarias de assistência social e organizações sociais, tendo como elemento facilitador o kit de livros da PAULUS, exclusivamente elaborado para essa finalidade.