
Por Comunicação PAULUS Social
A PAULUS Social, em parceria com o Fórum Nacional de Usuários do SUAS (FNUSUAS), marcou presença no II Encontro Nacional de Usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizado em Brasília-DF entre os dias 11 e 13 de novembro. O evento reuniu mais de 300 participantes de todas as regiões do país, representantes de fóruns regionais, municipais e estaduais.
A mesa de abertura destacou a diversidade dos usuários do SUAS, com representantes de populações indígenas, pessoas com deficiência, idosos, quilombolas, LGBTQIAPN+, mães beneficiárias do Bolsa Família, pessoas em situação de rua e catadores. Também estiveram presentes o Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, e representantes das Secretarias Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), demais representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e o Conselho Nacional de Assistência Social, sendo representado pelo Presidente, Edgilson Tavares, e a Vice-Presidente, Marcia Rocha
Durante o encontro, a PAULUS Social desempenhou um papel ativo, contribuindo como facilitadora dos debates e fornecendo 500 kits de materiais. Cada kit incluía exemplares da Resolução CNAS 99/23, da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), da Resolução CNAS 100/23, o guia “SUAS: Modo de Usar”, além de um bloco de notas, todos entregues em sacolas personalizadas pela PAULUS. O sucesso do material foi tão significativo que, para 2025, serão impressos mais 15 mil exemplares, que serão disponibilizados gratuitamente para FNUSUAS distribuir para usuários em todo o Brasil.
No segundo dia do evento, os participantes se dividiram em grupos temáticos para debater os eixos: Participação; Controle Social e Defesa de Direitos dos Usuários. Utilizando a ferramenta de análise “Matriz FOFA”, os usuários discutiram estratégias para ampliar sua participação e fortalecer sua atuação na Política de Assistência Social.
O evento contou com a participação da área social da Sociedade Bíblica do Brasil – SBB que atuou em conjunto com a PAULUS Social na sistematização das produções geradas pelos grupos temáticos e apoio na infraestrutura do evento.
O encontro foi mais um passo importante na consolidação do protagonismo dos usuários do SUAS, reafirmando também o compromisso da PAULUS com a construção de uma política de assistência social mais inclusiva e participativa.
O Programa de Assessoramento da PAULUS Social é realizado por meio de ações estruturadas para dialogar e construir coletivamente soluções para as principais demandas da política de Assistência Social no Brasil.