Os Conselhos Municipais em debate: O efetivo Controle Social da Política Pública de Assistência Social

27/09/2018

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

O Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social, em mais uma ação do Projeto InovaSUAS, promove o curso “Estrutura, organização e funcionamento do Conselho Municipal – O Fortalecimento da Política Pública de Assistência Social”. Conduzido por Fernanda Campana, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo (2017-2018) e integrante da equipe de formadores da PAULUS.

Considerando a importância estratégica dos conselhos municipais enquanto espaço de participação social e seu papel no fortalecimento do controle social e gestão democrática das políticas públicas, o curso se propõe a promover o estudo acerca da relevância e pertinência dos conselhos de assistência social, bem como das atribuições, regimentos internos e instrumentais necessários.

Com a participação de 32 conselheiros municipais e demais trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social, alguns dos municípios de Santos e Americana, o curso terá 40 horas de duração e será finalizado com banca examinadora dos artigos elaborados. Ratificando, assim, o caráter de formação e pesquisa, componentes essenciais do Projeto InovaSUAS.

O Projeto InovaSUAS consiste na capacitação e formação para lideranças e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial e profissionais ligados à rede de serviços. Faz parte do Programa de Assessoramento da PAULUS, que é realizado com ações estruturadas para dialogar e construir coletivamente as soluções para as principais demandas da política de Assistência Social no Brasil.