
Por Comunicação PAULUS Social
Nos dias 13 e 14 de março de 2025, aconteceu em Campinas a formação “Planejamento e Gestão na Proteção Social Básica”, promovida pelo Assessoramento da PAULUS Social através do Programa InovaSUAS em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e de Assistência Social. O encontro contou com a presença de 22 profissionais, entre eles coordenadoras(es) de CRAS e DAS e Diretoria da Proteção Social Básica.
Como já é padrão no município, o percurso formativo foi realizado no auditório da livraria PAULUS, expressando o comprometimento da instituição em articular todas as suas áreas na direção de qualificar sua atividade finalística.
A formação teve como foco a instrumentalização técnico-operativa dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com ênfase no planejamento das ações do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias), no fortalecimento do trabalho social com famílias e no aprimoramento da gestão territorial.
Durante os dois dias de atividades, com carga horária de oito horas cada, foram discutidas estratégias de trabalho com famílias, metodologias para ações comunitárias e a elaboração de planos de ação dentro dos equipamentos, considerando a realidade dos territórios e os desafios da Proteção Social Básica neste município que apresenta recortes de área rural e urbana. Além disso, abordou-se a intersetorialidade e a participação social como elementos fundamentais para qualificar a rede socioassistencial.
Os encontros foram conduzidos por Silvia Aline Silva Ferreira, assistente social, pós-doutoranda em Serviço Social pela UFPB, doutora em Geografia pela UNESP e mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNOESTE. Com ampla experiência na formação de profissionais do SUAS, Silvia se destaca pelo conhecimento em planejamento e gestão socioassistencial, contribuindo para a qualificação dos serviços da Proteção Social Básica.
Os participantes também tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a utilização de dados do IBGE e do CadÚnico na identificação das demandas dos territórios, sobre a importância do diálogo com a vigilância socioassistencial, permitindo assim um planejamento mais assertivo e eficiente. Com uma abordagem dinâmica e interativa, a formação combinou momentos expositivos e dialogados, com debates e estudos de caso, promovendo um espaço de troca de experiências e construção coletiva do conhecimento.
Representando o assessoramento da PAULUS Social, esteve acompanhando a formação a analista de projetos sociais Anna Caroline Gama, especialista em Serviço Social e Políticas Públicas. Anna esteve presente em todas as etapas, desde a preparação até a execução do percurso, garantindo que a formação atendesse às diretrizes da PAULUS e da Política de Assistência Social.
O Programa InovaSUAS qualifica trabalhadores do SUAS, conselheiros de assistência social e de direitos, gestores, usuários e lideranças representativas da rede socioassistencial com até 360 horas de formação para aprimorar as formas de gestão, procedimentos e acessos a direitos sociais, utilizando práticas inovadoras e conteúdos adequados às realidades dos territórios. O programa mantém também, em seu escopo de atuação metodológica, a produção de estudos e a disseminação de conteúdos de interesse do público da assistência social.









