Evento “Diálogo do SUAS” tem nova edição em São Paulo.

21/09/2017

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Na última quarta-feira, dia 20 de setembro, aconteceu na Faculdade PAULUS de Comunicação – FAPCOM – o “V Diálogos do SUAS”. Realizado em parceria com o Núcleo Coração Materno, o já tradicional evento reuniu mais de 300 profissionais atuantes na Política de Assistência Social com o tema “Serviços e Programas do SUAS: O cotidiano da Prática Institucional”.

No início do evento, Aurimar Pacheco, coordenador do Núcleo PAULUS de Assessoramento convidou ao palco do auditório Tiago Alberione Dulcinéia Reginato, gerente da Assistência Social PAULUS e Bernadete Rosa, diretora do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente Coração Materno, para as falas iniciais. Ambas reforçaram a importância do evento, sinalizando a necessidade de se debater e refletir constantemente as particularidades do Sistema Único de Assistência Social. Em seguida, o Coral do Núcleo de Convivência para Idosos – Coração Materno presenteou o público com um pouco da cultura paraense, cantando músicas tradicionais e com uma apresentação de Carimbó.

A palestra de abertura, realizada por Silvia Jeni Pereira de Brito, Diretora Técnica da Secretaria de Assistência Social e Segurança Técnica Alimentar de Campinas/SP, aprofundou-se no tema do evento. Explanando características estruturais do SUAS, foi possível analisar as situações comumente encontradas pelos trabalhadores atuantes na Assistência Social em seu dia a dia.

Durante a tarde os participantes tiveram a oportunidade de escolher entre oito oficinas de formação, com temas como “Violência e abuso sexual de crianças e adolescentes: como abordar?”; “Família, fortalecimento de vínculos e o trabalho na rede, possibilidades e desafios” e “Cuidando da saúde emocional e bem estar na vida pessoal e profissional”.

Realizado desde julho de 2016, o “Diálogo do SUAS” mais uma vez repetiu sua fórmula de sucesso, garantindo um cuidadoso aprofundamento e maturação para o vasto público presente. O encontro já conta com público cativo e sempre atrai novos interessados em ampliar suas perspectivas acerca da aplicação da Política de Assistência Social no país, possibilitando assim uma atuação cada vez mais fértil e efetiva.