Encontro de parceiros avalia curso “Garantir Direitos e Conquistar Cidadania”.

18/07/2014

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

O Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social através do Projeto Gestão do Cotidiano realizou no dia 03 na FAPCOM (Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação) um encontro de Planejamento e Avaliação com os parceiros e idealizadores do curso “Garantir Direitos e Conquistar Cidadania”, Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e a Rede Rua de Comunicação. O intuito principal do encontro é uma avaliação conjunta do que foi desenvolvido e a metodologia implantada, para garantir a qualidade do curso em andamento.

O curso é voltado para as pessoas em situação de rua e para os técnicos das organizações sociais envolvidas, e acontece as quartas-feiras na FAPCOM. Baseia-se no entendimento da educação popular como uma teoria de conhecimento que promove valorização dos saberes popular e ação política. Esse ano serão 24 encontros, sendo 06 deles com oficinas de profissionais que atuam na temática, divididos em 3 módulos.

O encontro contou com a participação dos parceiros Renê Ivo Gonçalves, Paulo Desigant, do Centro Gaspar Garcia, Suellen Rosa dos Santos e Rute Batista de Oliveira, da Associação Rede Rua, e a formadora Melissa Witcher de Jesus. Teve por avaliação o primeiro módulo, “Leitura do Mundo”, que foi unanimemente avaliado com êxito, como principal resultado identificou-se a construção de identidade grupal. “Vejo como positiva essa primeira etapa atingimos o objetivo e tivemos um bom índice de comparecimento” pondera Paulo Desigant, do Centro Gaspar Garcia.

O segundo módulo teve inicio no dia 16 e tem por objetivo o aprofundamento teórico, com maior embasamento e sedimentação dos saberes para que por meio de um diagnóstico participativo sejam construídas coletivamente propostas de incidência para a melhoria das politicas publicas que atendem esse segmento social. “Eu acredito nos caminhos que estamos seguindo; um saber construído de troca de vivências”. Ressaltou Melissa Witcher de Jesus, formadora no curso.

“Garantir direitos e conquistar cidadania”

O Curso nasceu de um diálogo para pensar uma forma de propor mudanças na formulação e gestão de politicas públicas. Em 2012, com as parcerias do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e Rede Rua de Comunicação juntamente com o Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR) iniciou-se um processo com formações para os trabalhadores sociais ligados a serviços da população em situações de rua. O resultado positivo acarretou um avanço no sentido de iniciar a formação para as pessoas em situações de rua. Essa nova proposta, que recebeu o nome “Garantir direitos e conquistar cidadania”, é oferecida como curso desde 2013 na Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação.

O Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social é um Serviço de Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos, realizado pela PAULUS de forma inteiramente gratuita, planejada e contínua em todo o Brasil.