Encerramento do Percurso Formativo do Programa Direito e Cidadania – 2020

30/11/2020

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Encerrando magistralmente seu ciclo de atividades do Programa Direito e Cidadania no ano de 2020, a Assistência Social PAULUS transmitiu ao vivo na última quarta-feira, dia 25 de Novembro, o programa “Antigos Temas e Novas Abordagens para a Convivência e o Vínculo na pandemia e no digital” no Youtube. Além de atuar como encerramento das atividades, a programação também deu uma mostra dos resultados finais das oficinas temáticas realizadas pelo PDEC.

Apresentado por Anne Caroline, (Orientadora Social do Serviço de Convivência e Fortalecimento Formando Cidadãos, mantido pela PAULUS na Vila Mariana, em São Paulo) e Célio Vanderlei Moraes (Psicólogo, formador do Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social), a transmissão contou em suas 2h30 de programação, com intervenções artísticas, debates, apresentação de propostas pedagógicas, e outras apresentações que sintetizaram as conversas e frutos dos temas “Comunidade”, “Empatia”, “Família”, “Gênero” e “Regionalidade”, assuntos que regeram a formação do “Programa Direito e Cidadania (PDEC)” neste segundo semestre. Todos estes materiais serão divulgados para instituições parceiras em diversos formatos e publicações futuras.

O encontro final reafirmou categoricamente o compromisso do Programa de Assessoramento PAULUS em capacitar profissionais do SUAS com propostas inovadoras e que lhe permitam segurança para superar as  turbulências que surgem no cotidiano de toda entidade de Assistência Social. Em um ano de atribulações extraordinárias, o ciclo de formações do Programa Direito e Cidadania manteve sua ambição de atender entidades em todo o âmbito nacional. Mesmo online, a presença da PAULUS nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Brasil afora permanece ganhando maior potência a cada ano.

O Programa Direito e Cidadania integra as ações de Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos da PAULUS, que realiza atividades em todo o Brasil abordando diversas temáticas da Política Pública de Assistência Social.