Bullying e outras formas de violências cotidianas são tema de processo formativo da PAULUS encerrado nessa semana

14/11/2018

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

O Projeto InovaSUAS se propõe a discutir o cotidiano dos equipamentos de Assistência Social que recebem os usuários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Nesses ambientes há a necessidade de debater os temas que afligem o dia a dia desses personagens que lhes expõem  à situações de negação de direitos e riscos pessoais e sociais.

Como expressão do Assessoramento e Garantia de Direitos, a PAULUS finalizou a formação de quarenta horas, “Violência doméstica, abuso sexual e bullying – Abordagem nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)”, ministrada pela Dra. Cleusa Sakamoto, Psicóloga e pesquisadora do Desenvolvimento Humano pela USP (Universidade de São Paulo) e Professora de Metodologia Científica da FAPCOM (Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação), que abordou a temática a partir das experiências dos participantes, coadunadas com os princípios da PNAS (Política Nacional de Assistência Social).

No momento de conclusão do curso foram apresentadas sete pesquisas elaboradas pelos alunos do curso  que demarcam a culminância do mesmo, todas orientadas para aprofundar o olhar do trabalhador do SUAS nos referidos temas  e seus desdobramentos observados no cotidiano dos SCFV. Como suporte acadêmico as apresentações tiveram os comentários e contribuições da Professora Hilda Avoglia, especialista nos assuntos abordados.