Belém-PA recebe formações do Programa InovaSUAS

29/11/2023

Por Comunicação PAULUS Social

Entre os meses de outubro e novembro o Programa InovaSUAS realizou duas atividades formativas no município de Belém/PA. Nos dias 25, 26 e 27 de outubro o tema foi “Orientações técnicas para elaboração de estudos de caso, relatórios e pareceres”. Já nos dias 13 e 14 de novembro, a cidade recebeu a formação “Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais”. 

A atividade de novembro, realizada em parceria com a Fundação Papa João XIII (Funpapa) ocorreu na Livraria PAULUS de Belém/PA. Nos três dias de encontros os participantes receberam orientações técnicas e metodológicas a respeito da elaboração de instrumentais técnicos utilizados no cotidiano profissional. As 24 horas de atividades foram ministradas por Flaviana Aparecida de Mello, (Assistente social, Mestra em Serviço Social pela PUC- SP. Professora universitária; Especialista em psicopedagogia institucional, especialista em violência doméstica. Perita social do Juizado Especial Federal Cível de São Paulo).

A segunda formação, ocorrida em novembro, foi realizada em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social de Belém, e teve como público alvo gestores de OSCs inscritas no CMAS e conselheiros municipais. O encontro formativo teve por foco o estudo da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009), seus eixos estruturantes e os desafios de sua implementação. Ao formação foi ministrada por Celio Vanderlei Moraes, Psicólogo e Mestre em Sociologia Política pela UFSC. Foi

Conselheiro Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes e Conselheiro Nacional da Assistência Social.É educador do Instituto Paulo Freire – SP, atua em projetos nacionais da PAULUS Social.

Estas 40 horas de atividades encerraram o ciclo de trabalho do Programa InovaSUAS em Belém no ano de 2023, renovando o compromisso da PAULUS Social em atuar de forma planejada e continuada no município, garantindo assim o fortalecimento constante do SUAS no norte do país.