Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

9

Quinta visão: o castigo implacável -* 1 Eu vi Javé perto do altar. Ele me dizia: «Bata no alto das colunas para fazer tremer os umbrais. Quebre a cabeça de todos, que o resto eu matarei pela espada. Ninguém conseguirá fugir, ninguém conseguirá escapar. 2 Se eles se esconderem na mansão dos mortos, daí minha mão os arrancará; se subirem ao mais alto do céu, de lá os farei descer; 3 se conseguirem esconder-se no pico do Carmelo, aí vou procurá-los e pegá-los; se mergulharem no fundo do mar, lá mandarei o dragão para que os morda; 4 e se forem caminhando adiante do inimigo, darei ordem à espada para matá-los. Porei neles os meus olhos para o mal e não para o bem».

Hino a Javé

5*       Javé, Deus dos exércitos, fere a terra,

ela se desmancha

e todos os seus habitantes ficam de luto.

Ela sobe feito o rio Nilo,

de novo baixa como o rio do Egito.

6         No céu, Deus fez a sua alta morada

e, por cima da terra, firmou sua abóbada.

Ele é quem chama as águas do mar

para inundar a face da terra.

Javé é o seu nome!

Deus castiga com justiça -* 7 Por acaso, israelitas, para mim vocês são diferentes dos cuchitas? Eu não tirei Israel da terra do Egito? Mas, também não tirei os filisteus de Cáftor? E não fiz os arameus saírem de Quir? 8 Os olhos do Senhor Javé se voltam para a nação pecadora; e eu vou eliminá-la da face da terra. Mas não vou arrasar completamente a casa de Jacó - oráculo de Javé. 9 Pois eu darei ordem e sacudirei no meio de todos os povos a casa de Israel, como se abana o trigo na peneira, sem deixar que caia no chão um grãozinho sequer. 10 Morrerão pela espada todos os pecadores do meu povo, aqueles que dizem: «A desgraça não se aproximará, nunca chegará até nós».

IV.O TEMPO DA RENOVAÇÃO

11* Nesse dia, vou armar de novo a tenda de Davi que caiu. Vou tapar seus buracos, levantar suas ruínas, até reconstruí-la como era antes, 12 a fim de que possam conquistar o que sobrar de Edom e de todas as nações, sobre as quais o meu nome é invocado - oráculo de Javé, que realiza tudo isso.

13 Dias virão - oráculo de Javé - nos quais aquele que estiver arando vai encontrar-se com quem estiver colhendo, e quem estiver esmagando a uva com quem estiver semeando. As montanhas vão destilar vinho novo, que escorrerá pelas colinas. 14 Farei voltar os exilados do meu povo Israel. Eles voltarão a construir as cidades que foram destruídas, e nelas vão morar. Plantarão vinhedos e beberão seu vinho; formarão pomares e comerão suas frutas. 15 Eu vou plantá-los na sua própria terra e jamais serão novamente arrancados dessa terra, que eu mesmo lhes dei - diz Javé, o Deus de vocês.

 




* 9,1-4: Amós volta de novo ao centro do poder que está alienando as consciências: o santuário. O castigo será implacável e ninguém conseguirá escapar.



* 5-6: É o terceiro fragmento de hino introduzido no livro para celebrar Javé como soberano Senhor do universo.



* 7-10: Israel não tem nenhum privilégio: por causa da sua conduta moral, está na mesma situação que as outras nações, e até pior. Deus, porém, não julga cegamente: ele vai separar os pecadores daqueles que permaneceram fiéis.



* 11-15: Este trecho foi acrescentado ao livro pela comunidade dos israelitas do Sul, exilados na Babilônia quase dois séculos depois. Relendo as profecias de Amós, eles reconhecem que pecaram como seus irmãos do Norte. Agora, porém, tendo pago suas culpas no exílio, retomam de novo a esperança e confiam no perdão de Javé, que reconstruirá o reino de Judá como era antigamente. Os vv. 13-15 falam de uma prosperidade que nunca se verificou: o livro de Amós fica assim à espera de uma futura realização messiânica.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002