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Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
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SEGUNDO LIVRO DAS CRÔNICAS

 

1*

III. SALOMÃO, CONSTRUTOR DO TEMPLO

Sabedoria e conhecimento para governar -* 1 Salomão, filho de Davi, se firmou na realeza. Javé, seu Deus, estava com ele e o engrandeceu muito. 2 Salomão convocou todo o Israel, os comandantes de mil e comandantes de cem, os juízes, todos os príncipes de Israel e os chefes de família. 3 Com toda essa assembléia, Salomão foi até o lugar alto de Gabaon, onde estava a Tenda da Reunião de Deus, feita no deserto por Moisés, servo de Javé. 4 Quanto à Arca de Deus, Davi a tinha transferido de Cariat-Iarim, para o lugar por ele preparado; pois tinha feito para ela uma tenda em Jerusalém. 5 O altar de bronze, feito por Beseleel, filho de Uri, filho de Hur, ficava diante da Habitação de Javé, aonde Salomão e a assembléia iam para consultar a Deus. 6 Foique Salomão, diante de Javé, subiu ao altar de bronze que estava diante da Tenda da Reunião, e ofereceu mil holocaustos.

7 Nessa noite, Deus apareceu a Salomão e lhe disse: «Peça o que você quiser». 8 Salomão respondeu a Deus: «Tu trataste com muito amor o meu pai Davi e me colocaste como rei no lugar dele. 9 Agora, Javé Deus, mantém a promessa que fizeste ao meu pai Davi, porque me puseste como rei sobre um povo tão numeroso como o da terra. 10 Concede-me, então, sabedoria e conhecimento, para que eu possa conduzir bem este povo. Do contrário, quem poderia governar esse teu povo tão numeroso11 Então Deus disse a Salomão: « que você deseja isso, e não pediu riqueza, fortuna e glória, nem a morte dos inimigos ou muitos anos de vida para você mesmo, mas pediu sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, do qual eu o fiz rei, 12 então você receberá sabedoria e conhecimento. Além disso, eu lhe dou também riqueza, fortuna e glória, como nenhum dos seus antecessores teve, nem seus sucessores terão». 13 Depois disso, Salomão saiu da Tenda da Reunião e voltou de Gabaon para Jerusalém. E reinou em Israel.

Riqueza e segurança -* 14 Salomão reuniu carros e cavaleiros. Tinha mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros, que ficavam nas cidades dos carros e junto do rei em Jerusalém. 15 Salomão fez com que a prata e o ouro fossem tão comuns em Jerusalém como as pedras, e os cedros como os sicômoros da Planície. 16 Os cavalos de Salomão eram importados do Egito e da Cilícia, onde os mercadores do rei os compravam com pagamento à vista. 17 Cada carro era importado do Egito por seis quilos e meio de prata, e cada cavalo por um quilo e meio. Os cavalos eram exportados, nas mesmas condições, para os reis dos heteus e os reis de Aram.

Últimos preparativos para a construção do Templo -* 18 Salomão mandou construir um Templo para o Nome de Javé e um palácio real para si.




* 1-9: A figura de Salomão é importante, mas secundária em relação à de seu pai Davi, porque, para o autor, Davi foi o organizador político do povo e o fundador do culto israelita. Davi tinha deixado inclusive o material e o projeto para a construção do Templo. Salomão foi mero executor. Para o autor, a glória de Salomão é um meio de frisar a glória de Javé. A partir do reinado de Salomão, é Javé quem passa a habitar no Templo em meio ao seu povo. O autor «esquece» propositadamente todos os erros de Salomão (veja 1Rs 3-11 e notas).



* 1,1-13: No início, Salomão se coloca diante de Deus, suplicando que seu governo seja, de fato, expressão da vontade divina. Para que isso realmente se concretize, é necessário que a ação política seja dirigida pela sabedoria e conhecimento. Em outras palavras: o governante deve ter pleno conhecimento das necessidades e anseios do povo, para saber discernir os conflitos e encaminhar soluções justas. Cf. também nota em 1Rs 3,4-15.



* 14-17: Salomão procura imediatamente prover a nação de recursos bélicos, certamente por medidas de segurança. Veja, porém, nota em 1Rs 10,26-29.



* 1,18-2,15: Cf. nota em 1Rs 5,15-32. O autor do Crônicas, porém, frisa o sentido do Templo dentro da religião: é o lugar para o povo se reunir e invocar a Deus (Nome) e colocar-se diante de Deus e do seu projeto. O texto deixa claro que Deus não pode ser contido numa construção, seja ela material (templos, igrejas etc.), mental (conceitos, sistemas, teologias), seja social (instituições, movimentos, partidos etc.).






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