Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

4

Só Deus pode julgar -* 1 Que os homens nos considerem como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2 Ora, o que se espera dos administradores é que eles sejam dignos de confiança. 3 Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vocês ou por qualquer tribunal humano. Nem eu julgo a mim mesmo. 4 É verdade que a minha consciência de nada me acusa, mas isso não significa que eu seja inocente: quem me julga é o Senhor. 5 Por is so, não julguem nada antes do tempo; esperem que chegue o Senhor. Ele porá às claras tudo o que se esconde nas trevas, e manifestará as intenções dos corações. Então, cada um vai receber de Deus o louvor que lhe corresponde.

Cristãos acomodados e apóstolos perseguidos -* 6 Irmãos, vocês me obrigaram a aplicar essas verdades a Apolo e a mim. Aprendam nessa oportunidade a não se sentirem superiores por serem partidários de um contra o outro. 7 Vejamos: em que voce é mais do que os outros? O que é que você possui que não tenha recebido? 8 Vocês estão ricos e satisfeitos e se sentem reis sem nós! Tomara mesmo que se tivessem tornado reis; assim nós também poderíamos reinar com vocês!

9 Pelo que vejo, Deus reservou o último lugar para nós que somos apóstolos, como se estivéssemos condenados à morte, porque nos tornamos espetáculo para o mundo, para os anjos e para os homens! 10 Nós somos loucos por causa de Cristo; e vocês, como são prudentes em Cristo! Nós somos fracos, vocês são fortes! Vocês são bem considerados, nós somos desprezados! 11 Até agora passamos fome, sede, frio e maus tratos; não temos lugar certo para morar; 12 e nos esgotamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos amaldiçoados, e abençoamos; perseguidos, e suportamos; 13 caluniados, e consolamos. Até hoje somos considerados como o lixo do mundo, o esterco do universo.

Testemunho que educa -* 14 Não escrevo essas coisas para envergonhar vocês, mas para chamá-los à atenção, como se faz com filhos queridos. 15 De fato, ainda que vocês tivessem dez mil pedagogos em Cristo, não teriam muitos pais, porque fui eu quem gerou vocês em Jesus Cristo, através do Evangelho. 16 Portanto, eu lhes dou um conselho: sejam meus imitadores. 17 Foi para isso que lhes enviei Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor; ele fará com que vocês se lembrem de minhas normas de vida em Jesus Cristo, aquelas mesmas que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas.

18 Alguns se encheram de orgulho, como se eu não fosse mais visitá-los. 19 Contudo, se o Senhor quiser, irei logo, e então verei não o que esses orgulhosos dizem, mas o que fazem. 20 Pois o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. 21 O que vocês preferem: que eu os visite com vara, ou com amor e suavidade?




* 4,1-5: Os agentes de pastoral são servidores de Cristo e trabalham para que o projeto de Deus seja conhecido e vivido. O que deles se espera é que sejam fiéis. Quem poderá julgá-los? O julgamento humano, que se baseia em códigos e opiniões socialmente estabelecidos, é sempre parcial e injusto, pois se apóia em aparências e reflete os conflitos de interesse dos grupos sociais. Só Deus pode fazer verdadeira justiça, pois só ele conhece a totalidade e profundidade do homem, para além das aparências e interesses.



* 6-13: Paulo ironiza a comunidade que imagina ter conseguido a maturidade cristã. Ao orgulho, ele contrapõe a condição dos apóstolos perseguidos, para lembrar à comunidade que o Reino ainda não está realizado e que a Igreja vive sob o signo da cruz.



* 14-21: A comunidade pode ter muitos pedagogos (cf. nota em Gl 3,19-24), mas Paulo é o único pai: foi ele quem, através do Evangelho, fundou a comunidade. Nesse tempo, o Evangelho ainda não era um documento escrito, mas o seu conteúdo vivo era anunciado e testemunhado concretamente pela pessoa do Apóstolo. Assim como o filho obedece ao pai que o educa e lhe transmite a herança, Paulo pede que a comunidade lhe obedeça, a fim de que ele possa educá-la e transmitir a herança do Evangelho. Timóteo é enviado à comunidade como filho fiel: na pessoa deste, a comunidade poderá reconhecer o verdadeiro evangelho como herança de Paulo. Sobre o pedagogo, cf. nota em Gl 3,19-24.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002