Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

3

Vocês devoram o povo* 1 Escutem bem, chefes de Jacó, governantes da casa de Israel! Por acaso, não é obrigação de vocês conhecer o direito? 2 Inimigos do bem e amantes do mal, vocês esfolam o povo e descarnam os seus ossos; 3 vocês são gente que devora a carne do meu povo e o esfola; quebra seus ossos e os faz em pedaços, como um cozido no caldeirão. 4 Depois vocês gritarão a Javé, mas ele não responderá. Nesse tempo, ele esconderá a sua face, por causa da maldade que vocês praticaram.

Vocês extraviam o povo -* 5 Assim diz Javé para os profetas que extraviam o meu povo, que anunciam a paz quando têm algo para mastigar, mas declaram guerra contra os que nada lhes põem na boca: 6 Por isso, vocês terão noite, no lugar de visões; escuridão ao invés de respostas. O sol se esconderá sobre esses profetas, a luz do dia se apagará sobre eles. 7 Os videntes ficarão envergonhados, os adivinhos ficarão confusos. Todos cobrirão o rosto, porque Deus não responderá.

8 Eu, porém, estou cheio da força do espírito de Javé, do direito e da fortaleza, para denunciar a Jacó o seu crime e a Israel o seu pecado.

Uma cidade alicerçada na injustiça -* 9 Ouçam isto, chefes da casa de Jacó; prestem atenção, governantes de Israel, vocês que têm horror ao direito e entortam tudo o que é reto; 10 constroem Sião com sangue e Jerusalém com pervesidade. 11 Os chefes de vocês proferem sentença a troco de suborno; seus sacerdotes ensinam a troco de lucro, e seus profetas dão oráculos por dinheiro. E ainda ousam apoiar-se em Javé, dizendo: «Por acaso, Javé não está no meio de nós? Nada de mau nos poderá acontecer12 Por isso, por culpa de vocês, Sião será arada como um campo, Jerusalém se tornará um montão de ruínas, e o monte do Templo será uma colina cheia de mato!




* 12-13: Estes dois versículos são de acréscimo posterior. Refletem a confiança dos pobres que liam o profeta depois do exílio da Babilônia. Javé abrirá para eles uma brecha, isto é, os libertará de qualquer tipo de escravidão. O texto nos faz lembrar Jo 10,7-18.



* 3,1-4: É uma denúncia e um julgamento severo contra uma estrutura política corrupta. Esta, pouco a pouco, devora o povo, transformando-o em alimento que sustenta o sistema.



* 5-8: Estamos no tempo em que os profetas deixaram de ser arautos de Deus e defensores da justiça e da verdade, para servirem aos interesses de quem lhes paga melhor. Por isso, o próprio Deus se afasta, recusando falar e agir através deles. Diferente é a atitude de Miquéias, que denuncia o crime e o pecado instalados no meio do povo.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002