Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

4

As damas da sociedade -* 1 Escutem esta palavra, vacas de Basã, que moram no monte de Samaria: vocês que oprimem os fracos, maltratam os necessitados, e dizem a seus maridos: «Tragam algo para beber». 2 O Senhor Javé jura por sua santidade que para vocês de chegar o dia em que serão carregadas com ganchos e seus filhos em arpões. 3 Terão que passar, uma atrás da outra, pela brecha da muralha, e para o Hermon serão levadas - oráculo de Javé.

Um culto que condena -* 4 Dirijam-se a Betel, e pequem; vão a Guilgal, e pequem ainda mais! Ofereçam de manhã seus sacrifícios e ao terceiro dia levem seus dízimos! 5 Ofereçam pão fermentado como sacrifício de louvor e proclamem em alta voz as ofertas espontâneas! Pois é disso que vocês gostam, filhos de Israel! - Oráculo do Senhor Javé.

Advertência sem conversão -* 6 Eu deixei limpos os seus dentes em todas as cidades, e de todos os lugares retirei o pão. Mas nem assim mesmo vocês voltaram para mim! - Oráculo de Javé. 7 De vocês eu escondi a chuva, três meses antes da colheita; eu mandava chover numa cidade e não fazia chover na outra; numa roça eu mandava chover, e a outra, onde não chovia, secava. 8 Duas ou três cidades iam cambaleando beber água em outra cidade, e não conseguiam matar a sede. Mas nem assim mesmo vocês voltaram para mim! - Oráculo de Javé. 9 Com o carvão e a ferrugem do trigo eu castiguei vocês; sequei suas hortas e vinhedos e o gafanhoto comeu suas figueiras e oliveiras. Mas nem assim mesmo vocês voltaram para mim! - Oráculo de Javé. 10 Uma peste eu lhes mandei, igual às pragas do Egito; matei seus guerreiros à espada, e os cavalos foram levados pelo inimigo. Fiz subir pelas narinas de vocês o mau cheiro do acampamento. Mas nem assim mesmo vocês voltaram para mim! - Oráculo de Javé. 11 Eu revirei vocês de cabeça para baixo, como Deus fez com Sodoma e Gomorra, e vocês ficaram como tição puxado do fogo. Mas nem assim mesmo vocês voltaram para mim! - Oráculo de Javé. 12 Pois é assim que eu tratarei você, Israel. E porque vou tratá-lo assim, prepare-se, Israel, para encontrar-se com seu Deus!

Homenagem a Javé -* 13 Vejam: ele forma os montes e cria os ventos; manifesta seu pensamento ao homem; faz a aurora e o crepúsculo e caminha sobre as alturas da terra: seu nome é Javé, Deus dos exércitos.




* 4,1-3: As damas da alta sociedade vivem no luxo à custa dos fracos e necessitados. O profeta as compara ao gado de raça criado nas pastagens de Basã. E acrescenta: irão para o exílio conduzidas como animais.



* 4-5: O culto não é uma garantia de salvação; pelo contrário, quando não é acompanhado pela prática da justiça, serve apenas para acobertar a opressão e injustiça e, por isso, torna-se motivo de condenação.



* 6-12: A história de Israel está cheia de advertências: fome, sede, calamidades de todo tipo, pestes, guerras e inúmeros desastres. Esses flagelos, porém, não levaram à conversão; pelo contrário, continuou-se a prática da injustiça, acobertada por um culto puramente exterior.



* 13: É um fragmento de hino, acrescentado aqui para celebrar Javé como Deus do universo.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002