Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

9

A idolatria provoca a ruína -* 1 Então Javé gritou aos meus ouvidos com toda a força: «Aproximem-se os carrascos da cidade, cada um com sua arma mortal». 2 Então foram chegando seis homens pelo lado da porta de cima, que para o norte, cada qual com sua arma na mão. Um deles estava vestido de linho, com o estojo de escrivão na cintura. Chegaram e ficaram de ao lado do altar de bronze. 3 A glória do Deus de Israel saiu de cima do querubim, onde se encontrava, para o limiar da porta do Templo. Chamou o homem que estava vestido de linho e com o estojo de escrivão na cintura. 4 Javé falou com ele: «Percorra a cidade de Jerusalém e marque com uma cruz a testa dos indivíduos que estiverem se lamentando e gemendo por causa das abominações que se fazem no meio dela». 5 Ouvi quando ele dizia para os outros: «Percorram a cidade atrás dele, para matar sem nem piedade 6 velhos, moços, moças, crianças e mulheres. Matem, acabem com eles. Só não matem os indivíduos marcados com a cruz. Comecem pelo meu Templo». E eles começaram pelos anciãos que estavam diante do Templo. 7 Ele ainda falou: «Profanem o Templo, encham de cadáveres o seu interior, e saiam pela cidade para matar».

8 Enquanto eles estavam matando, fiquei sozinho. Então caí com o rosto por terra, clamando: «Ah! Senhor Javé, vais destruir o resto de Israel, derramando teu furor sobre Jerusalém9 Ele me respondeu: «É grande demais a injustiça da casa de Israel e de Judá! O país está cheio de violência e a cidade cheia de injustiça. E eles pensam: ‘Javé abandonou o país e não está vendo nada!’ 10 Por isso, não terei nem piedade, mas sobre eles farei cair as conseqüências do seu próprio comportamento». 11 Nessa hora, o homem vestido de linho e com o estojo de escrivão na cintura tomou a palavra e disse: «Acabei de fazer o que mandaste».




* 9,1-11: A idolatria e a injustiça provocam a destruição irremediável. Mas, se o castigo é grande, não será total: somente os idólatras e injustos é que serão atingidos. O povo justo é preservado (a marca na testa é a letra T do alfabeto hebraico). Mais uma vez, o profeta mostra o que é a justiça de Deus: salvação ou condenação é conseqüência direta do que cada um é e faz. Todo sistema injusto, cedo ou tarde, acaba provocando a sua própria ruína e a de todos os que são coniventes com ele.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002