Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

19

Egito -* 1 Oráculo contra o Egito. Olhem Javé montado numa nuvem ligeira, entrando no Egito! Com a sua presença, os deuses do Egito estremecem, e o coração dos egípcios se derrete no peito.

2 Atiçarei egípcios contra egípcios e, assim, cada um vai guerrear contra seu irmão: um indivíduo contra o seu próximo, uma cidade contra outra, um reino contra outro. 3 A inteligência dos egípcios se desfará no peito, e eu aniquilarei a sua política. Eles irão consultar os ídolos, pedir conselho aos magos, aos que invocam os mortos e adivinhos. 4 Vou entregar o Egito nas mãos de um ditador; um rei prepotente governará o país - oráculo de Javé dos exércitos. 5 As águas do mar secarão, o rio ficará sem água e árido, 6 os canais de irrigação acabarão cheirando mal, os braços do rio Nilo vão diminuir e secar, e as canas e juncos murcharão. 7 Vai secar e desaparecer a erva das margens do Nilo, e tudo o que cresce junto ao Nilo será varrido pelo vento. 8 Os pescadores gemerão, os que lançam o anzol no Nilo se lamentarão, e os que jogam a rede na água ficarão desanimados. 9 Aqueles que trabalham com o linho ficarão desiludidos, e os fiandeiros e tecelões empalidecerão. 10 Aqueles que preparam bebidas ficarão abatidos, e os fabricantes de cerveja ficarão desconsolados.

11 Como são loucos os chefes de Tânis, os sábios que dão ao Faraó conselhos estúpidos. Como ousam vocês dizer ao Faraó: «Sou filho de sábios, filho de reis antigos»? 12 E, agora, onde estão os sábios de vocês? que sabem tanto, que eles anunciem o que Javé dos exércitos planeja contra o Egito. 13 Os chefes de Tânis se tornaram estúpidos, os chefes de Mênfis estão iludidos. Os próprios chefes de suas tribos desorientam o Egito. 14 Javé espalhou entre eles um espírito de confusão: eles, com todos os seus empreendimentos, desencaminham o Egito, como o bêbado trança os pés, vomitando. 15 O Egito não conseguirá ter sucesso em obra nenhuma: cabeça ou cauda, palma ou junco.

Um sinal de salvação -* 16 Nesse dia, os egípcios se tornarão como mulheres, cheios de pavor e medo diante da mão de Javé dos exércitos, a mão que se agita contra eles. 17 A terra de Judá será um terror para os egípcios. Toda vez que alguém falar de Judá, eles vão entrar em pânico por causa daquilo que Javé dos exércitos planeja contra o Egito.

18 Nesse dia, haverá umas cinco cidades do Egito que estarão falando a língua de Canaã, e que jurarão por Javé dos exércitos. Uma delas vai se chamar Cidade do Sol.

19 Nesse dia, haverá um altar para Javé no meio do país do Egito e, na fronteira, um obelisco em honra a Javé. 20 Tudo isso será, no país do Egito, um sinal e um testemunho para Javé dos exércitos. Então, quando clamarem por ele diante de alguém que os oprime, Javé de lhes mandar um salvador e defensor que os liberte. 21 Javé será conhecido no Egito, e nesse dia os egípcios reconhecerão Javé. Oferecerão sacrifícios e oferendas, e até farão promessas a Javé, e hão de cumpri-las. 22 Javé ferirá os egípcios. Ele vai ferir, e depois curar. Os egípcios se voltarão para Javé e, então, ele os vai escutar e curar.

23 Nesse dia, haverá uma estrada do Egito para a Assíria. A Assíria poderá ir ao Egito e o Egito poderá ir até a Assíria. Junto com a Assíria, os egípcios prestarão o seu culto a Deus.

24 Nesse dia, Israel será mediador entre o Egito e a Assíria, e será uma bênção no meio da terra, 25 porque Javé dos exércitos o abençoa, dizendo: «Bendito seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra das minhas mãos, e Israel, a minha herança».




* 19,1-15: Este oráculo retoma o tema de 18,1-7. Apesar de seus famosos sábios, o Egito experimentará a humilhação das derrotas, a seca e a invasão.



* 16-25: Trecho em prosa acrescentado ao livro original de Isaías, em época posterior, depois que muitos judeus se refugiaram no Egito e formaram comunidades em vários lugares. O autor vê nisso uma providência de Javé, para que seu nome seja anunciado; e vai mais longe ainda, ao vislumbrar aí o universalismo da salvação, que deverá atingir todas as nações.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002