Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

22

3. Terceiro debate

INTERVENÇÃO DE ELIFAZ

Castigo supõe culpa -* 1 Elifaz de Temã tomou a palavra e disse: 2 «Por acaso, pode o homem ser útil a Deus, uma vez que o sábiopode no máximo ajudar a si próprio? 3 O que importa ao Todo-poderoso se você é justo? O que ele ganha, se você é íntegro? 4 Será que é por causa da fidelidade de você que ele o reprova, ou convoca você para o julgamento? 5 Não será antes pela sua grande maldade e pelas suas incontáveis culpas? 6 De fato, você penhorava os bens de seus irmãos e despojava os outros até deixá-los nus. 7 Você não oferecia água ao sedento, e negava pão ao faminto. 8 Você entregava a terra aos poderosos, e aí se instalavam os privilegiados. 9 Você despedia as viúvas de mãos vazias, e violava o direito dos órfãos. 10 É por isso que você está preso nos laços e perturbado por terrores fulminantes. 11 A escuridão não deixa você enxergar; e você está coberto pela enchente das águas.

Os injustos são castigados -* 12 Será que Deus não está no mais alto do céu? Veja bem como é alto o arco do céu estrelado! 13 E você ainda diz: ‘O que sabe Deus? Será que ele é capaz de distinguir através das nuvens escuras? 14 As nuvens são como véu e o impedem de ver, enquanto ele passeia pelo firmamento do céu’. 15 Por acaso você quer seguir o antigo caminho batido por homens perversos, 16 arrastados antes do tempo, quando a enchente de um rio desmoronou seus alicerces? 17 Eles diziam a Deus: ‘Afasta-te de nós. O que pode o Todo-poderoso fazer contra nós?’ 18 Deus tinha enchido de bens a casa deles, e eles o excluíam de seus projetos perversos. 19 Os justos agora vêem e se alegram, e os inocentes zombam deles: 20 Acabaram as riquezas deles! O fogo devorou o que haviam ganhado!’

Converta-se, e você será feliz -* 21 Vamos, reconcilie-se e faça as pazes com Deus. E você vai ser novamente feliz. 22 Aceite a instrução da boca de Deus e guarde no coração as palavras dele. 23 Se você voltar para o Todo-poderoso, ele o restabelecerá. Afaste a injustiça de sua tenda, 24 jogue seu ouro ao , e o ouro de Ofir entre as pedras do rio. 25 Então o Todo-poderoso será o seu ouro, e também prata aos montes. 26 Então você se alegrará com o Todo-poderoso, e erguerá o rosto para Deus. 27 Ele ouvirá as suas súplicas, e você cumprirá o que havia prometido. 28 Você fará um projeto, que se realizará, e a luz brilhará em seu caminho. 29 Porque ele humilha os arrogantes e salva os que se humilham. 30 Ele liberta o homem inocente, e você será salvo pela pureza de suas próprias mãos».




* 22,1-11: O ataque de Elifaz é violento. Será que Deus estaria castigando Jó porque este é um justo? Mas o castigo supõe culpa grave, como a violação da ética social consagrada no oriente. Em outras palavras, se Jó tem coragem de se afirmar inocente, é porque está completamente cego.



* 12-20: Elifaz insiste: Jó está na desgraça porque acha que Deus não vê, nem julga os homens. Assim pensam os injustos, e por isso são castigados.



* 21-30: As últimas palavras de Elifaz são um convite para Jó se converter. Note-se, porém, todo o interesse mercantilista por trás do dogma da retribuição: converter-se e servir a Deus a fim de ter tranqüilidade e prosperidade. Tal relacionamento não deixa lugar para a misericórdia e a gratuidade, transformando a religião em meio de manipular o próprio Deus.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002