Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos Bíblia Sagrada - Edição Pastoral IntraText CT - Texto |
NEEMIAS
I. RECONSTRUÇÃO DE JERUSALÉM
1
A solidariedade desacomoda -* 1 Memórias de Neemias, filho de Hacalias.
No mês de Casleu do vigésimo ano, eu estava na fortaleza de Susa, 2 quando chegou meu irmão Hanani com alguns homens de Judá. Pedi logo notícias dos judeus repatriados, e também de Jerusalém. 3 Eles me disseram: «Os sobreviventes do exílio estão lá, na província, em situação muito miserável e vergonhosa. As muralhas de Jerusalém estão em ruínas e suas portas foram devoradas pelo fogo». 4 Ao ouvir tais notícias, sentei-me, chorei e fiquei de luto vários dias, jejuando e rezando ao Deus do céu. 5 Eu disse: «Javé, Deus do céu, Deus grande e terrível, fiel à aliança e misericordioso com aqueles que te amam e observam teus mandamentos! 6 Estejam teus ouvidos atentos e teus olhos abertos para atender à súplica do teu servo. Dia e noite eu suplico a ti em favor dos israelitas, teus servos, confessando os pecados que nós, israelitas, cometemos contra ti. Também eu e a família do meu pai pecamos! 7 Nós agimos muito mal contigo, e não guardamos os mandamentos, estatutos e normas que transmitiste ao teu servo Moisés. 8 Lembra-te, porém, do que disseste ao teu servo Moisés: ‘Se vocês forem infiéis, vou espalhá-los entre as nações. 9 Contudo, se vocês voltarem para mim e observarem e colocarem em prática os meus mandamentos, mesmo que seus exilados estejam espalhados pelos confins do mundo, eu os recolherei de lá e os reconduzirei ao lugar que escolhi para nele fazer habitar o meu Nome’.
10 Eles são teus servos e teu povo. Tu os resgataste com grande poder e mão forte! 11 Que os teus ouvidos, Senhor, estejam atentos à súplica do teu servo e dos outros servos teus, que desejam temer o teu Nome! Faze, então, que eu tenha sucesso e possa conquistar a boa vontade deste homem!»
A missão de Neemias, à primeira vista, é apenas a reconstrução da muralha. Essa reconstrução, porém, visa diretamente a dar segurança à cidade e tornar possível uma organização do grupo judaico. Como o livro deixará claro, a missão de Neemias tinha objetivo político e social: reunir os judeus e dar-lhes uma organização centralizada em Jerusalém.
A reação de Sanabalat e Tobias (2,10) mostra que eles perceberam o alcance da missão de Neemias. Sanabalat era fiscal do império na Samaria; Tobias, governador de Amon, era judeu que bajulava o rei persa, a fim de conseguir os próprios interesses. Os dois, junto com Gosem, chefe dos povos árabes do sul (2,19), temem que os judeus se organizem, sob a chefia de Neemias, escapando assim ao controle deles e formando território independente.