Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

21

1 Josafá morreu e foi enterrado com seus antepassados na Cidade de Davi. E seu filho Jorão lhe sucedeu no trono.

VI. TEMPOS DIFÍCEIS

Jorão: governo desastroso -* 2 Jorão tinha os seguintes irmãos, todos filhos de Josafá, rei de Israel: Azaria, Jaiel, Zacarias, Azarias, Miguel e Safatias. 3 Seu pai tinha dado a todos eles muitos presentes de prata, ouro e jóias, além de cidades fortificadas em Judá. Mas deixou o trono para Jorão, que era o mais velho. 4 Ao sentir-se seguro, após assumir o trono de seu pai, Jorão assassinou à espada todos os seus irmãos, além de alguns chefes de Israel.

5 Jorão tinha trinta e dois anos quando começou a reinar. E reinou oito anos em Jerusalém. 6 Imitou o comportamento dos reis de Israel, agindo como a casa de Acab, pois se havia casado com uma filha de Acab. Fez o que Javé reprova. 7 Javé não quis destruir a dinastia de Davi, por causa da aliança que tinha feito com ele e a promessa de manter sempre acesa sua lâmpada e a de seus filhos.

8 Durante o governo de Jorão, Edom proclamou-se independente de Judá e estabeleceu rei próprio. 9 Com seus comandantes e todos os carros de guerra, Jorão atravessou a fronteira. À noite, ele teve de se levantar para enfrentar os edomitas, que o cercaram e a todos os seus comandantes de carros. 10 Foi assim que Edom ficou independente de Judá, até o dia de hoje. Nessa mesma ocasião também Lebna se tornou independente.

Jorão tinha abandonado Javé, o Deus dos seus antepassados. 11 Construiu lugares altos nas colinas de Judá, fez os moradores de Jerusalém tornar-se infiéis e levou Judá a se extraviar. 12 Entregaram-lhe um escrito do profeta Elias, que dizia o seguinte: «Assim diz Javé, o Deus de seu pai Davi: Você não seguiu o comportamento de seu pai Josafá, nem de Asa, rei de Judá. 13 Ao contrário, você imitou o exemplo dos reis de Israel. Você provocou a idolatria em Judá e entre os habitantes de Jerusalém, copiando as práticas idolátricas da casa de Acab. Além disso, matou seus próprios irmãos, a família do seu pai, que eram melhores do que você! 14 Por esse motivo, Javé provocará uma chaga enorme no seu povo, em seus filhos, em suas mulheres e em tudo o que é seu. 15 Você mesmo ficará com doença grave, doença que consumirá seus intestinos dia após dia».

16 Javé provocou contra Jorão a hostilidade dos filisteus e também dos árabes, vizinhos dos etíopes. 17 Eles atacaram, invadiram Judá, e levaram embora toda a riqueza que encontraram no palácio do rei e até suas mulheres e filhos. Só ficou Ocozias, o caçula. 18 Depois, Javé o feriu com incurável doença dos intestinos. 19 Os dias foram passando e, dois anos depois, a doença consumiu os intestinos dele, que morreu em meio a dores terríveis. O povo não acendeu fogueira para ele, como havia feito em homenagem aos seus antecessores.

20 Jorão tinha trinta e dois anos quando subiu ao trono. E reinou oito anos em Jerusalém. Desapareceu, e ninguém chorou por ele. Foi enterrado na Cidade de Davi, mas não na sepultura dos reis.




* 21,2-28,27: Temos agora um período de grandes dificuldades nos planos político, social e religioso. Sob a influência do reino do Norte, a política e religião estrangeiras penetram em Judá. Em 745 a.C., a Assíria aparece no horizonte, acentuando ainda mais a ameaça contra o javismo. O autor insiste em mostrar que a ruína de Judá se deve às suas alianças com o reino de Israel. Tal insistência reflete a situação após o exílio, quando os dirigentes da província de Samaria (antiga capital do Reino de Israel) procuram continuamente impedir a reorganização da comunidade judaica.

21,2-20: O reinado de Jorão é desastroso: tirania fratricida, idolatria, fracasso militar, doença e impopularidade. Os vv. 12-15 são a única referência ao profeta Elias nos livros das Crônicas.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002