Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos Bíblia Sagrada - Edição Pastoral IntraText CT - Texto |
9
3. A luta pelo poder
Fidelidade ao compromisso -* 1 Davi perguntou: «Existe ainda algum sobrevivente da família de Saul para que eu mostre benevolência para com ele, por causa de Jônatas?» 2 Na família de Saul havia um servo chamado Siba. Ele foi conduzido até Davi, e o rei lhe perguntou: «Você é Siba?» Ele respondeu: «Para o servir». 3 O rei perguntou: «Existe algum sobrevivente da família de Saul, para que eu demonstre a benevolência de Deus para com ele?» Siba disse ao rei: «Existe ainda um filho de Jônatas, aleijado dos dois pés». 4 Davi perguntou: «Onde ele está?» Siba respondeu: «Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Dabar». 5 Então Davi mandou buscar o filho de Jônatas na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Dabar.
6 Ao chegar diante de Davi, Meribaal, filho de Jônatas e neto de Saul, caiu com o rosto por terra e se prostrou. Davi disse: «Meribaal!» Este respondeu: «Aqui está o seu servo». 7 Davi lhe disse: «Não tenha medo, pois vou usar de benevolência para com você, por causa de seu pai Jônatas. Restituirei a você todas as terras de seu avô Saul, e você sempre comerá à minha mesa». 8 Meribaal se prostrou e disse: «Quem é o seu servo, para que o senhor se dirija a um cão morto como eu?» 9 Então o rei chamou Siba, servo de Saul, e lhe disse: «Tudo o que pertencia a Saul e à família dele, eu dou ao filho do seu senhor. 10 Você deverá cuidar da terra para ele, você, seus filhos e servos. Você trará o necessário para o sustento de Meribaal, filho de seu senhor, pois ele comerá sempre à minha mesa». Siba tinha quinze filhos e vinte servos. 11 Ele disse ao rei: «Tudo o que meu senhor rei mandar, assim o seu servo fará». E Meribaal começou a comer à mesa de Davi, como se fosse um filho do rei. 12 Meribaal tinha um filho pequeno, chamado Micas, e todos os servos da casa de Siba estavam a serviço de Meribaal. 13 Por isso, Meribaal foi morar em Jerusalém, pois comia sempre à mesa do rei. Ele era aleijado de ambos os pés.