Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
IntraText CT - Texto
Precedente - Sucessivo

33

Lição de fraternidade -* 1 Erguendo os olhos, Jacó viu que Esaú estava chegando com os quatrocentos homens. Dividiu, então, as crianças entre Lia, Raquel e as duas servas: 2 na frente, colocou as servas com seus filhos, mais atrás Lia com seus filhos e, por último, Raquel com José. 3 Então ele foi na frente de todos e prostrou-se por terra sete vezes antes de chegar até seu irmão. 4 Esaú, porém, correu ao seu encontro, o abraçou e beijou e o apertou junto ao peito. E ambos começaram a chorar. 5 Esaú, erguendo os olhos, viu as mulheres e as crianças. E perguntou: «Quem são esses que estão com vocêJacó respondeu: «São os filhos com que Deus presenteou o seu servo». 6 As servas se aproximaram com os filhos, e se prostraram. 7 Lia também se aproximou com os filhos e se prostraram. Finalmente, aproximou-se Raquel com José, e se prostraram.

8 Esaú perguntou: «Que significam todos esses rebanhos que eu vinha encontrando pelo caminhoJacó respondeu: «É para alcançar as graças do meu senhor». 9 Esaú replicou: «Caro irmão, eu tenho o suficiente. Fique com o que é seu». 10 Jacó insistiu: «De modo algum! Se alcancei o seu favor, aceite estes presentes de minha mão, pois vim à sua presença como se eu fosse à presença de Deus, e você me acolheu bem. 11 Aceite, portanto, o presente que lhe ofereço, pois Deus me favoreceu, e eu tenho tudo o que preciso». Como Jacó insistisse, Esaú aceitou.

12 Depois, Esaú disse: «Vamos continuar a viagem. Eu irei com você». 13 Mas Jacó lhe respondeu: «Meu senhor sabe que as crianças são delicadas e que devo pensar nas ovelhas e vacas de leite. Bastaria um dia de marcha forçada e todo o rebanho morreria. 14 Que meu senhor na frente de seu servo; eu irei devagar, ao passo das crianças e do rebanho que vai na minha frente. Alcançarei o meu senhor em Seir». 15 Então Esaú disse: «Deixarei com você alguns de meus homens como escolta». Mas Jacó recusou: «Para que isso, se alcancei o favor de meu senhor16 Nesse dia, Esaú voltou para Seir. 17 Jacó, porém, partiu para Sucot, onde construiu uma casa e currais para o rebanho. É por isso que se deu ao lugar o nome de Sucot.

18 Jacó chegou são e salvo à cidade de Siquém, na terra de Canaã, quando voltou de Padã-Aram, e acampou diante da cidade. 19 O terreno, onde ergueu sua tenda, ele o comprou dos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem moedas de prata. 20 levantou um altar, que denominou «El, o Deus de Israel».




* 33,1-20: O encontro com o irmão é constrangedor para Jacó: consciente de sua própria culpa, ele procura se desvencilhar o quanto antes do irmão, mas recebe uma lição de generosidade, hospitalidade e fraternidade. Na casa de Labão, Jacó precisou usar as mesmas armas do explorador para se libertar; na luta misteriosa com Deus, ele aprendeu o próprio limite e que não se pode manipular a Deus; e no encontro com Esaú, recebe uma lição de fraternidade.






Precedente - Sucessivo

Índice | Ajuda | Palavras: Alfabética - Freqüência - Invertidas - Tamanho - Estatísticas | Biblioteca IntraText | Èulogos

IntraText® (V7n) © 1996-2002 Èulogos
Copyright Èulogos / Paulus © 2002