Uma grande conquista para o SUAS

05/09/2018

Por Rede Nacional de Defesa e Assessoramento no SUAS

No final do ano de 2016, entidades de Defesa e Assessoramento no âmbito da Assistência Social, participaram de um encontro histórico para essa Política. O “Diálogo do SUAS”, atividade de Assessoramento promovida pela PAULUS, Pia Sociedade de São Paulo, naquele momento trouxe para a centralidade as urgências relacionadas ao tema, nascendo a partir de então uma grande pactuação da Sociedade Civil do Brasil com vistas a solucionar os desafios identificados.

Assim foi criado um grupo de trabalho, denominado Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos no SUAS. O grupo não só assumiu a primazia da Sociedade Civil, consagrada na Resolução CNAS 27/2011, como vivenciou um diálogo edificante junto a Secretaria Nacional de Assistência Social, por meio de seu departamento responsável pela Rede Socioassistencial privada.

Os esforços sustentados por uma relação republicana e altamente
propositiva só cresceu, envolvendo ao longo do caminho conselhos estaduais, municipais e o CNAS.

Hoje nós da Rede Nacional de Defesa e Assessoramento no SUAS, RENDAS BRASIL, coletivo que nasceu a partir dessa jornada temos a alegria de compartilhar com a sociedade Brasileira o primeiro resultado deste esforço para consolidar as ofertas de Assessoramento, Defesa e Garantia no SUAS. Trata-se da nota Técnica 10/08 publicada pela SNAS/DRSP. O documento inaugura um novo paradigma, para tantas organizações brasileiras compromissadas com estas categorias do SUAS.

Nós da RENDAS BRASIL acreditamos que este é o primeiro passo, pois cientes de que merecemos comemorar, também sabemos que temos muitas outras contribuições para consolidação do SUAS no Brasil.

Clique aqui para fazer o download da Nota Técnica Nº 10/2018.