Segundo módulo de formação para Orientadores Sociais acontece em Pernambuco

28/05/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

O município de Araçoiaba (PE) recebe nos dias 27 e 28 de maio a caravana de quase 50 Orientadores Sociais e Técnicos de Referência do SUAS, de 11 cidades da região metropolitana do Recife, capital de Pernambuco, para o segundo módulo da formação “O Orientador Social e a Prática Cotidiana”, oferecida pela PAULUS em parceria com o coletivo de educadores locais e as Secretarias Municipais das cidades envolvidas.

A atividade compõe mais um ciclo de formação continuada naquela região, congregando e qualificando os Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos dos territórios, os profissionais e usuários do sistema. A continuidade da programação nos últimos três anos tem favorecido a organização local dos trabalhadores, intercâmbio das experiências, discussão e reflexão das práticas exitosas ou não.

A sucessão de encontros facilitará a publicação de uma sistematização das experiências e dos trabalhos de conclusão produzidos pelos participantes, bem como o reavivamento do movimento “Articulação metropolitana dos Serviços de Convivência de Pernambuco”, grupo de formação permanente dos trabalhadores.

Conduzido pela Doutora em Políticas Sociais, vice presidente do Conselho Estadual de Assistência Social da Bahia, Coordenadora e Professora Titular do Mestrado da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Jucileide Ferreira do Nascimento, este módulo conta com 16 horas de atividades e tem como foco os conceitos de Proteção Social e a dinâmica cotidiana do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Com carga horária total de 75 horas, o curso terá ainda encontros nos meses de agosto e outubro em municípios diferentes da região metropolitana do Recife, culminando com a apresentação dos trabalhos de conclusão, conforme exige o Projeto InovaSUAS da PAULUS, integrante do Programa de Assessoramento da Instituição que atua continuamente em todas as regiões do Brasil, dialogando  e construindo coletivamente os caminhos que podem apontar para soluções para as principais demandas da Política de Assistência Social no país.

Carla Cywyra – Coordenadora dos SCFV de Olinda, Cintia Cavalcante – Diretora de Proteção Social Básica de Paulista, Rossini Guimarães – Secretário de Trabalho Social e Cidadania de Araçoiaba,
Aurimar Pacheco – Coordenador do Núcleo PAULUS, Edson Lima – Coordenador dos SCFV de Recife,  Claudia – Coordenadora dos SCFV de São Lourenço da Mata e 
Carlos – Coordenador dos SCFV de São Lourenço da Mata.