Programa Gestão da Prática Cotidiana realiza formação para usuários da Política Nacional de Assistência Social em Belém (PA)

25/09/2018

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Nos dias 24 e 25 de setembro aconteceu na cidade de Belém (PA) a formação “Direitos Sociais com População em Situação de Rua a partir da Comunicação”. Com carga horária de 16h, a formação tem como objetivo capacitar pessoas em situação de rua a utilizar técnicas de comunicação social como meio para reivindicação e efetivação dos seus direitos.

A atividade de Assessoramento voltada aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é resultado de uma parceria entre o Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social com o Jornal A Verdade Rua e Crua, o Conselho Municipal de Assistência Social de Belém, a Faculdade de Comunicação e o Programa de Pós-Graduação “Cultura e Amazônia” da Universidade Federal do Pará (UFPA), bem como o Instituto Ecovida. O encontro ocorreu no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

A formação é ministrada por Bianca Leão, mestranda no Programa de Pós-Graduação de Comunicação da UFPA e voluntária no Projeto jornal A Verdade Rua e Crua, com participação de Daiane Gasparetto, também voluntária no Projeto. No primeiro dia, a programação contou com apresentações sobre os Direitos da População em Situação de Rua ministradas por José Vanilson Torres (Conselheiro Nacional de Saúde e representante do movimento POP Rua), Paulo Henrique de Oliveira Costa (Conselheiro Municipal de Assistência Social e Coordenador Estadual do Movimento Nacional de População de Rua – MNPR) e Elza Castro (Assistente Social do Centro Pop São Brás e Coordenadora Estadual do Instituto Ecovida).

O jornal “A Verdade Rua e Crua” é distribuído em Belém (PA) e tem seu conteúdo produzido exclusivamente por Pessoa em Situação de Rua.