PDEC: dia a dia dos SCFV ganha foco em Arcoverde com leituras e práticas colaborativas

18/08/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 05 e 06 de agosto de 2025, Arcoverde, portal do Sertão pernambucano, sediou uma formação promovida pelo assessoramento da PAULUS Social, por meio do Programa Direito e Cidadania (PDEC), em parceria com a Escola de Formação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Pernambuco (ESFOSUAS/PE).

A formação, destinada a educadores sociais: “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: organização e prática cotidiana” abordou aspectos centrais da prática diária dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), reforçando a importância de atividades estruturadas em percursos que promovam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Facilitada pela doutoranda em Serviço Social Fernanda Garcia, a formação ocorreu ao longo de 16 horas, distribuídas igualmente em dois dias. Os participantes revisitaram conceitos, experimentaram metodologias e, de forma colaborativa, elaboraram propostas para o cotidiano dos serviços. Utilizando o kit de livros da PAULUS, Fernanda conduziu a leitura do título “Zé do Morro” no primeiro dia e, no segundo dia, a leitura reimpressa de “A menina e o mundo”, contou com a leitura da autora que conferiu nuances de tom, ritmo e ênfase, enriquecendo a atividade.

Representando o assessoramento da PAULUS Social, a analista de projetos sociais Érica Souto acompanhou todo o processo, assegurando o alinhamento conceitual com as diretrizes institucionais e com os parâmetros e normativas nacionais. Também esteve presente Mira Lopes, supervisora do programa de assessoramento, responsável pela gestão de parcerias e pelo monitoramento da execução das atividades em âmbito nacional.

O programa Direito e Cidadania qualifica orientadores e educadores sociais de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS em todo o Brasil, por meio de processos formativos baseados em diagnósticos territoriais realizados em parceria com CMAS, secretarias de assistência social e organizações sociais, tendo como elemento facilitador o kit de livro da PAULUS, exclusivamente elaborado para essa finalidade.