PAULUS Social promove formação para Gestores de Serviços do SUAS em Belém

19/04/2024

Por Comunicação PAULUS Social

A PAULUS Social, através do Programa InovaSUAS e em parceria com a FUNPAPA – Fundação Papa João XIII, promoveu entre os dias 09 e 10 de abril, em Belém – PA, a Formação para gestores sobre Gestão de Serviços e Unidades Socioassistenciais.

Todo o processo formativo aconteceu na Livraria da Paulus do município, e teve como objetivo capacitar os gestores(as) do SUAS responsáveis pelos serviços de atendimento no município, oferecendo processos reflexivos e analíticos sobre a política de assistência social e seu caráter de proteção, versando ainda sobre as características e especificidades dos serviços de atenção aos usuários, reconhecendo a complexidade e os desafios, fazendo alusão a importância do trabalho em rede.

A formação foi uma grande oportunidade para ampliar e aprimorar os conhecimentos e técnicas desenvolvidas acerca do atedimento social na cidade. Os participantes trocaram experiências e esclareceram pontos importantes e fundamentais para o alinhamento na aplicação da política pública de assistência social em Belém.

A oportunidade formativa foi conduzida pelo profissional Célio Vanderlei Moraes, psicólogo e mestre em Sociologia Política pela UFSC. Moraes possui uma vasta experiência, tendo sido coordenador Nacional do Centro de Formação de Educadores do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, conselheiro Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de conselheiro Nacional da Assistência Social. Atuou também como consultor do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS).

Os participantes puderam dialogar sobre a Tipificação dos Serviços, bem como a definição de assistência social e toda a articulação intersetorial que esta política possibilita. Foram criados muitos momentos em que falaram não apenas das vulnerabilidades, mas também das potencialidades como oportunidade, sempre numa perspectiva de valorização das ações e saberes. Foi contextualizada de forma didática todas as proteções da assistência social: básica e especial de média e alta complexidades.

Com carga horária de 16 horas, distribuída em dois encontros presenciais de 8 horas cada, contamos com a presença de 42 gestores e técnicos da SMAS e do CMAS. Esses dois encontros trouxeram momentos importantes e que certamente contribuiram para a construção e consolidação das práticas profissionais e coletivas em Belém.

O Programa InovaSUAS é estruturado na capacitação e formação de lideranças e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial e profissionais ligados à rede de serviços que visam desenvolver seu conhecimento nas mais diversas temáticas do SUAS, com formações gratuitas presentes em todo território nacional.