Por Comunicação PAULUS Social
Nos dias 11 e 12 de novembro, a PAULUS Social esteve em Pombal, cidade que compõe o sertão paraibano, para o desenvolvimento do percurso formativo do Programa Direito e Cidadania (PDEC), marcando o encerramento das atividades da PAULUS Social na Paraíba em 2025.
A parceria histórica da PAULUS Social com o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua da Paraíba, neste ano, contou com o apoio fundamental e estratégico do Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva (CEMAR) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) de Pombal.
A atividade ocorreu em espaço disponibilizado pelos parceiros, no centro de Pombal, cidade estratégica que compõe o sertão paraibano, reunindo trabalhadores(as) do SUAS de sete municípios do entorno. A formação teve carga horária de 16 horas, divididas em dois dias, e foi conduzida pela profissional Fernanda Andrade Garcia, assistente social, doutoranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre e bacharel em Serviço Social.
Como estratégia, foi utilizado o kit de livros do PDEC 2025, tendo como base os livros Zé do Morro, de Mariza Lima Gonçalves, e A Menina e o Mundo, de Tereza Mota, por meio dos quais foi possível realizar, junto aos participantes, uma análise, discussão e apresentação de propostas de aplicação dos temas e desdobramentos na família e na comunidade, além da estruturação e implementação dos percursos no território, um momento muito rico, de grande construção e reflexão coletiva.
A energia e o vigor dos(as) trabalhadores(as) do SUAS do sertão paraibano possibilitaram momentos de troca e aprendizado, nos quais, impulsionados pelas provocações da formadora, construíram um diálogo interativo e importante na fundamentação e reflexão do trabalho nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em torno da proteção integral de crianças e adolescentes no sertão da Paraíba.
O Programa Direito e Cidadania qualifica orientadores e educadores sociais de serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS em todo o Brasil, por meio de processos formativos baseados em diagnósticos territoriais realizados em parceria com CMAS, secretarias de assistência social e organizações sociais, tendo como elemento facilitador o kit de livros da PAULUS, exclusivamente elaborados para essa finalidade.