PAULUS Social e ESPASO seguem potencializando a atuação dos educadores sociais em São Paulo-SP

22/06/2026

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 09 e 10 de junho, na capital paulista, foram realizados os encontros para potencializar as atuações dos educadores sociais do município que executam os Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), através do Programa Direito e Cidadania (PDEC).

No Espaço Público do Aprender Social (ESPASO), a facilitadora Fernanda Andrade Garcia, doutoranda em Serviço Social, abordou as bases normativas do SCFV. De forma dialógica, ela explorou as características, os objetivos e os eixos norteadores do serviço. Além disso, fomentou discussões sobre o SCFV como um direito dos usuários e de suas famílias, destacando que a oferta deve contar com a participação ativa de todos os envolvidos – desde o levantamento de demandas e o planejamento dos percursos formativos até a avaliação final – promovendo, assim, um real sentido de pertencimento. Durante as atividades, ressaltou-se o caráter coletivo do SCFV, diferenciando-o de ações meramente culturais ou esportivas. As oficinas foram apontadas como estratégias fundamentais para promover a convivência e a ressignificação de vínculos, identidades e histórias de vida.

Por fim, os encontros permitiram que os participantes refletissem sobre suas práticas, consolidando os percursos formativos como metodologia de trabalho. Enfatizou-se, ainda, o potencial criativo dos educadores quando se propõem a ser “adultos brincantes”, integrando-se às atividades de forma crítica e curiosa para construir, junto à comunidade, possibilidades de transformação social no território.

O Programa Direito e Cidadania qualifica orientadores e educadores sociais de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS em todo o Brasil, por meio de processos formativos baseados em diagnósticos territoriais realizados em parceria com CMAS, secretarias de assistência social e organizações sociais, tendo como elemento facilitador o kit de livros da PAULUS, exclusivamente elaborado para essa finalidade.