PAULUS realiza ações em Boa Vista (RR) para Migrantes Venezuelanos

14/10/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

A Assistência Social PAULUS realizou nos meses de setembro e outubro dois ciclos de atividades elaborados a partir do seu Programa de Assessoramento e Garantia de Direitos no município de Boa Vista (RR). O projeto “Integração dos Migrantes Venezuelanos ao Mundo do Trabalho”, realizado em parceria com o MC (Ministério da Cidadania) atendeu a população migrante da Venezuela alocada em abrigos daquele município em 40 horas de atividades.

O conteúdo visa qualificar mais a Interiorização dos venezuelanos no país, processo que garante a inserção dos mesmos nos demais municípios brasileiros. O percurso é estruturado em cinco dias de formação, com eixos que compreendem fatores subjetivos inerentes à situação pessoal e social desses estrangeiros recém chegados, orientações sobre a legislação trabalhista, apresentação do panorama cotidiano do mercado de trabalho do país, suas exigências e etiquetas laborais, além de um intensivo do idioma nacional, treinando-os sobre as mais básicas e práticas regras de comunicação e fraseado do contexto do trabalhador brasileiro.

Com a supervisão de técnicos da Diretoria de proteção Básica do MC, a equipe da PAULUS atua na linha de frente do Projeto contando com o apoio local de uma rede de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, entre as quais a Universidade Federal de Roraima, A UNHCR Field Unit e Exército Brasileiro, entre outras.