PAULUS na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cotia

03/06/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 26 e 27 de maio aconteceu à VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cotia, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

A mesa de abertura, que contou com importantes autoridades, como o Prefeito de Cotia, Welington Formiga, o Secretário de Desenvolvimento Social e Periferias, Silvio Cabral, o Secretário Adjunto, José Bortuol, a Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Kellen Garcia, entre outras pessoas.

Muitos atendidos do Centro PAULUS de Convivência – Cotia marcaram presença, participando ativamente da Conferência. Depois das falas e comprometimentos de ações às pessoas idosas, várias usuárias e usuários de diferentes serviços do município fizeram apresentações culturais, com danças, cantos e muita energia, além de terem falado sobre a importância de se manterem ativos e praticarem as diversas atividades.

A assistente social e formadora pela PAULUS Social, Inmaculada Figols, convidou o coordenador dos atendimentos da PAULUS, Pedro Figueiredo, para falar da atuação no município. Pedro falou do importante trabalho feito pelo assessoramento e pela chegada da Gráfica, em 2019, e que, em 2024, foi inaugurado o Centro PAULUS de Convivência – Cotia, para atendimentos a crianças, adolescentes e pessoas idosas, reafirmando a importância da atuação em Cotia.

Por fim, Inmaculada falou sobre a Conferência e explicou os cinco eixos de trabalho do segundo dia, ressaltando que todos participantes, discutissem as propostas, que, posteriormente, serão levadas à Conferência Estadual e, depois, à Conferência Nacional. A PAULUS, além de ter imprimido o Estatuto da Pessoa Idosa, distribuído na Conferência, tem atuação ativa com profissionais em Conferências, formações, reuniões e eventos.

No segundo dia, também marcado pela presença massiva dos atendidos, nas discussões dos eixos temáticos por sala e na apresentação geral no auditório, os representantes da PAULUS estiveram ativos nas mediações, registros e apresentações dos conteúdos discutidos, que agora serão levados às conferências estadual e nacional. De volta ao Serviço de Convivência, a temática segue sendo discutida com os grupos a fim de gerar pertencimento e engajamento com o exercício da cidadania.