Por Comunicação PAULUS Social
No mês de outubro, foi realizada pelo Centro PAULUS de Convivência – Freguesia do Ó, uma visita ao Museu do Futebol, localizado na Praça Charles Miller, Pacaembu. A saída teve como objetivo fortalecer os vínculos e a convivência entre os atendidos. É observado, dentro da unidade, o gosto pelo esporte: da hora de chegada até a saída, as crianças e os adolescentes motivam suas falas e energias em torno da bola, sendo a quadra um dos lugares mais queridos pelo grupo.
Partindo do tema do percurso, “autocontrole”, o futebol foi utilizado como objeto sensibilizador, trazendo um pouco do que eles já conhecem e gostam para dentro do Centro, gerando maior identificação com esse espaço que foi feito para eles. A visita ao Museu mostrou aos atendidos partes do futebol que nem sempre são comentadas durante a narração do jogo: o combate ao racismo, a resistência do futebol feminino perante o machismo e as diferentes modalidades adaptadas para pessoas com deficiências. Além disso, todos foram convidados a refletir sobre o passado de maneira contemplativa, observando diferentes maneiras de vivenciar o esporte.
A visita ao Museu do Futebol e suas reflexões mostram a simplicidade e a complexidade de um Centro de Convivência. O fortalecimento de vínculo nunca pode ser dado por via de mão única. E é na troca, na escuta, na sensibilidade ao momento que o vínculo pode ser estabelecido.