Formação sobre Efetividade do Controle Social no SUAS: Fortalecimento do Conselho Municipal de Assistência Social acontece no município de Osasco

02/04/2024

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 25 e 26 de março, aconteceu a formação intitulada “Efetividade do Controle Social no SUAS: Fortalecimento do Conselho Municipal de Assistência Social” e foi destinada aos conselheiros municipais de assistência social e aos profissionais das entidades socioassistenciais, com o objetivo de capacitá-los para desempenhar um papel mais seguro e eficaz no controle social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município de Osasco. O processo formativo foi organizado pela PAULUS Social, por meio do Programa InovaSUAS e em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social.

Com uma carga horária de 16 horas, contemplando 137 trabalhadores do SUAS, a formação foi ministrada por Célio Vanderlei Moraes, psicólogo e mestre em Sociologia Política pela UFSC. Moraes possui uma vasta experiência, tendo sido coordenador Nacional do Centro de Formação de Educadores do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, conselheiro Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de conselheiro Nacional da Assistência Social. Ele também atuou como consultor do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Durante o processo formativo, foram discutidos diversos aspectos relacionados ao tema, incluindo os conceitos básicos e os documentos fundamentais da assistência social, o papel do conselho e, especialmente, os desafios enfrentados na atuação em nível local. Além disso, foram abordadas questões sobre a importância da mobilização dos diferentes segmentos da sociedade, os canais de participação e a representatividade do Conselho Municipal de Assistência Social, com o intuito de fomentar uma participação qualificada e o aprimoramento contínuo da assistência social no município. Essas reflexões têm um impacto significativo na ampliação da garantia de direitos para a população em situação de vulnerabilidade social.

O Programa InovaSUAS é estruturado na capacitação e formação de lideranças e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial e profissionais ligados à rede de serviços que visam desenvolver seu conhecimento nas mais diversas temáticas do SUAS, com formações gratuitas presentes em todo território nacional.