Formação SCFV: Organização e Prática Cotidiana para educadores da região ABCDM

26/08/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 14 e 15 de agosto de 2025, a Livraria PAULUS de Santo André sediou a formação: “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Organização e Prática Cotidiana”.

Parceira a quase duas décadas, a Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (FEASA), mobilizou educadores sociais que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na região do ABCDM – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá – para participação e realização de atividades alinhadas à lógica do percurso no SCFV, estimulando práticas mais integradas, contextualizadas e eficazes no atendimento às demandas dos conviventes e dos territórios.

A formação teve carga horária total de 16 horas, distribuídas igualmente em dois dias consecutivos, e foi conduzida pela doutoranda em Serviço Social, Kajali Lima Vitorio. O objetivo foi subsidiar os participantes no desenvolvimento de atividades, utilizando o Programa Direito e Cidadania como ferramenta complementar para elaboração de percursos no SCFV, promovendo a troca de experiências e o enriquecimento do repertório dos presentes.

Representando o assessoramento da PAULUS Social, a analista de projetos sociais Érica Souto acompanhou todo o processo, assegurando o alinhamento conceitual com as diretrizes institucionais e com os parâmetros e normativas nacionais.

O programa Direito e Cidadania qualifica orientadores e educadores sociais de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS em todo o Brasil, por meio de processos formativos baseados em diagnósticos territoriais realizados em parceria com CMAS, secretarias de assistência social e organizações sociais, tendo como elemento facilitador o kit de livro da PAULUS, exclusivamente elaborado para essa finalidade.