Formação para SCFV valoriza a literatura como ferramenta de convivência no SUAS

20/05/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 07 e 08 de maio de 2025, Fortaleza foi palco de uma formação potente e inspiradora promovida pelo assessoramento da PAULUS Social por meio do Programa Direito e Cidadania (PDEC), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Com o tema “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: organização e prática cotidiana”, a formação reuniu educadores sociais que atuam no SCFV para refletir sobre os fundamentos, práticas e potencialidades desse serviço no âmbito da Política de Assistência Social.

Ao longo dos dois dias, os participantes foram convidados a revisitar conceitos, experimentar metodologias e construir coletivamente propostas para o cotidiano dos serviços. Com uma abordagem ética, crítica e afetiva, a formação reafirmou o poder das histórias como caminhos de pertencimento, desenvolvimento comunitário e transformação social.

Facilitada por Samara Xavier, a atividade apostou na literatura como fio condutor dos percursos progressivos, utilizando a coleção de livros do Programa Direito e Cidadania de 2025 como base para vivências, escutas e debates. A proposta dialogou com a perspectiva do SUAS de garantir proteção social por meio de estratégias que favoreçam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Essa formação integra o ciclo de ações do PDEC em 2025 e reafirma o compromisso com a qualificação das equipes e com a centralidade dos sujeitos nos territórios. Porque é na convivência que as narrativas ganham força e se transformam em direitos.

Representando o assessoramento da PAULUS Social, a analista de projetos sociais Anna
Caroline Gama — especialista em Serviço Social e Políticas Públicas — acompanhou toda a
formação. Esteve presente em todas as etapas, desde o planejamento até a execução,
assegurando que o percurso formativo estivesse alinhado com as diretrizes da PAULUS e da
Política de Assistência Social.

O Programa Direito e Cidadania qualifica orientadores e educadores sociais de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS em todo o Brasil, por meio de processos formativos baseados em diagnósticos territoriais realizados em parceria com CMAS, secretarias de assistência social e organizações sociais, tendo como elemento facilitador o kit de livros da PAULUS, exclusivamente elaborado para essa finalidade.