PAULUS conclui atuação anual em Pernambuco

07/10/2019

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

O histórico Salão Nobre da Prefeitura de Olinda (PE) recebeu na terça feira 01 de outubro, o encerramento da formação do Projeto InovaSUAS da PAULUS, “O Orientador Social e a Prática Cotidiana”.

A atividade culminou o quarto encontro do curso que totalizou 75 horas de construção coletiva, agregando 14 municípios da região metropolitana do Recife (PE), nas suas redes pública e privada. A turma concluinte constituiu o segundo grupo de trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que fez o curso na região, em dois anos.

A programação contou com a Coordenação do Grupo de Articulação dos SCFVs da Região Metropolitana do Recife, da PAULUS, Prefeituras pactuadas, momento cultural pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Sandra Moraes, de Olinda e um café de acolhida celebrando o momento, que teve como dinâmica principal a apresentação de 06 (seis) pesquisas efetuadas pelos concluintes do Curso, trabalho acadêmico orientado e exposto a partir de tratativas pré-estabelecidas com o grupo.

Os trabalhos de conclusão tiveram a segurança afiançada de Acolhida como fio condutor das investigações dos 36 pesquisadores certificados, sempre a partir de suas práticas cotidianas em SCFV de Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Araçoiaba, Moreno, Timbaúba, Pau D’alho e Ipojuca e seus diversos contextos daquele território pernambucano.

Como rito do Projeto InovaSUAS, as apresentações dos trabalhos finais são comentadas por um convidado especialista no tema, exterior à PAULUS e aos participantes. Em Olinda o InovaSUAS teve a presença da Professora Sergiane Rafaela de Oliveira Alves, Assistente Social, Especialista em Trabalho Social, que contribuiu e enriqueceu os debates com sua prática à frente da Gerência da Proteção Social Básica do município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Concomitante ao InovaSUAS, a equipe da PAULUS cumpriu mais uma fase do monitoramento do Programa Direito e Cidadania na região, entrevistando 74 crianças e adolescentes dos SCFVs do território, levantamento de resultados do trabalho do programa realizado nas cinco regiões do país e em andamento desde 2015. A atividade gerará indicadores e elementos de análise do funcionamento desses serviços e apontará importante nuances da relação que os usuários com a rede de proteção social.

O Projeto InovaSUAS consiste na capacitação e formação para lideranças e usuários dos serviços, programas e projetos da rede socioassistencial e profissionais ligados à rede de serviços. Faz parte do Programa de Assessoramento da PAULUS, que é realizado com ações estruturadas para dialogar e construir coletivamente as soluções para as principais demandas da política de Assistência Social no Brasil.