Por Comunicação PAULUS Social
Nos dias 22 e 23 de outubro, a PAULUS Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), realizou a formação “A Interface do conselho tutelar com o SUAS” voltada para conselheiros tutelares, profissionais e gestores públicos que atuam no Sistema de Garantia de Direitos (SGD). A atividade formativa de 16 horas tem vinculação com o Programa InovaSUAS.
O encontro aconteceu no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, reunindo participantes comprometidos com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
A atividade foi facilitada por Graziela Damacena, consultora em direitos humanos e políticas públicas, que conduziu reflexões sobre o papel dos conselhos tutelares e a importância da articulação intersetorial. Além disso, se debruçou sobre estudos de casos reais com aprofundamento em temas essenciais para a atuação qualificada desses profissionais, reforçando o compromisso com a proteção e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
Esta formação marca o encerramento do ciclo formativo da PAULUS Social em Teresina no ano de 2025, após quatro percursos formativos que compreendeu a qualificação de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social e o do Sistema de Garantia de Direitos.
O Programa InovaSUAS qualifica trabalhadores do SUAS, conselheiros de assistência social e de direitos, gestores, usuários e lideranças representativas da rede socioassistencial com até 360 horas de formação para aprimorar as formas de gestão, procedimentos e acessos a direitos sociais, utilizando práticas inovadoras e conteúdos adequados às realidades dos territórios. O programa mantém também, em seu escopo de atuação metodológica, a produção de estudos e a disseminação de conteúdos de interesse do público da assistência social.