Encontro com famílias no CCA Formando Cidadãos – Café Com Vivência

10/03/2017

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Na quarta-feira, dia 08 de março, foi realizada no Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente Formando Cidadãos a primeira edição do “Café Com Vivência”, um encontro com famílias para a discussão de assuntos diversos, relacionados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Todas as famílias participantes do serviço foram convidadas e, no dia, estiveram presentes oito mães e avó de crianças e adolescentes que frequentam o CCA.

O encontro teve início com uma breve apresentação dos responsáveis, há quanto tempo frequentam o Formando Cidadãos e qual era a importância do serviço para a comunidade. Houve muitas falas de elogio ao CCA, demonstrando sua importância para as crianças, adolescentes e famílias com as atividades, conversas e eventos. Durante a conversa, alguns assuntos foram levantados e discutidos, como o uso da tecnologia pelos jovens, limites e questões psicológicas. Algumas das participantes ajudaram outras, dando indicações de hospitais para atendimentos e exemplos de como lidam com diversas situações. Foi apresentado o vídeo que as crianças do Formando Cidadãos gravaram no segundo semestre de 2016 (clique aqui), da música “Um Só Coração”, para que eles pudessem conhecer um pouco melhor sobre as atividades.

Depois dessa conversa foi feita a leitura do livro “Na Minha Casa É Assim”, do autor Claudiano Avelino dos Santos, que já foi utilizado em atividades com o público atendido. A leitura deu lugar a uma conversa sobre famílias, suas diferentes configurações, as situações difíceis que enfrentam, e as mudanças entre o contexto familiar de gerações passadas e a dinâmica atual. Foi uma conversa muito produtiva, com a participação de todos os presentes com exemplos, dúvidas, sugestões e muitas reflexões.

Por fim foram passadas algumas informações técnicas sobre o CCA, como horários de entrada e saída, a participação e o que é esperado das crianças, adolescentes e famílias, a importância de todos se envolverem com o serviço e foi feita a leitura e explicação da descrição geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, retirada da tipificação. Foi uma ótima oportunidade para esclarecer o que é feito no Formando Cidadãos: os objetivos do trabalho e como ele é conduzido, bem como alguns termos: como orientador e não professor.

As pessoas presentes agradeceram pela oportunidade e pelo trabalho ali feito. Deram exemplos de como contribuímos com as atividades, conversas e vivências. Também confirmaram o interesse em participar novamente. Foram anotados alguns temas para serem trazidos em próximos encontros e as expectativas subiram bastante para que as próximas edições do “Café Com Vivência” sejam ainda melhores do que essa.