Educadores e oficineiros de Teresina participam de formação do Programa Direito e Cidadania (PDEC)

06/08/2025

Por Comunicação PAULUS Social

Nos dias 30 e 31 de julho, a cidade de Teresina/PI foi contemplada pela formação: “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Organização e Prática Cotidiana”, uma iniciativa da PAULUS Social em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI). O encontro foi realizado no Centro Pe. Pedro Balzi e reuniu educadores sociais e oficineiros que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), tanto da rede direta quanto indireta.

A atividade teve como objetivo fortalecer o trabalho socioeducativo desses trabalhadores, ampliando suas ferramentas e estratégias por meio dos conteúdos e metodologias do PDEC. A formação foi conduzida por Kajali Vitorio, assistente social, doutoranda em Serviço Social pela UERJ e mestra pela UNIFESP – Baixada Santista, que conduziu reflexões teóricas correlacionadas com a prática cotidiana, identificação do público prioritário, melhor comunicação dos objetivos do SCFV para os usuários e comunidade, e elementos fundamentais para a elaboração do Percurso.

Como parte fundamental do processo formativo, foi utilizado o kit de livros do PDEC, o material serviu como base para debates, dinâmicas e planejamento de ações, sendo valorizado pelos participantes como uma ferramenta eficaz para o cotidiano do trabalho.

Estiveram presentes, representando a PAULUS Social, Mira Lopes, supervisora do programa de assessoramento, e Érica Souto, analista do mesmo programa, que acompanharam de perto as discussões e reforçaram o compromisso da instituição com a qualificação contínua dos trabalhadores do SUAS. A equipe da SEMCASPI foi representada por Patricio Guilherme – Assessoria SUAS e Fannyelle Cristina, chefe de divisão do SCFV.

Destacou-se ainda a simbologia dos rios Parnaíba e Poti, que atravessam a cidade e representam não apenas um traço geográfico, mas também um elo de memória, pertencimento e identidade para a população. Esses rios, que moldam a paisagem e sustentam modos de vida tradicionais, reforçam a ideia de que as ações socioeducativas devem brotar do território, respeitando seus fluxos, histórias e potências.

O Programa Direito e Cidadania qualifica orientadores e educadores sociais de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS em todo o Brasil, por meio de processos formativos baseados em diagnósticos territoriais realizados em parceria com CMAS, secretarias de assistência social e organizações sociais, tendo como elemento facilitador o kit de livros da PAULUS, exclusivamente elaborado para essa finalidade.