“Diálogos do SUAS” tem sua última edição de 2016

14/11/2016

Por Comunicação Assistência Social PAULUS

Na última quinta-feira, dia 10 de novembro, ocorreu a terceira edição do evento “Diálogos do SUAS”. Com a pauta “Discussão sobre a Resolução nº 27 de 19/09/11 – Assessoramento e Garantia de Direitos na Política de Assistência Social” o evento reuniu 300 participantes de diversas entidades. Além de trabalhadores do SUAS que atuam com o Assessoramento, estiveram também presentes trabalhadores de outras áreas da Assistência Social, interessados em compreender e enriquecer o debate sobre a Resolução.

O encontro teve início com a fala de Paulo Sérgio Bazaglia, Diretor Geral da PAULUS, que falou sobre o longo caminho da instituição na Assistência Social: “Nas diversas fases da história desse país acompanhamos essa máxima respondendo de maneira muito concreta aquilo que a legislação definia, mas, sobretudo o que nos fazia cumpridores das premissas de nossa própria vocação”.

O evento passou então para a mesa redonda, que discutiu particularidades na aplicação da Resolução nº27. Mediado por Maria Cecilia Ziliotto, consultora independente, o debate foi elaborado a partir da fala inicial da Secretária Nacional de Assistência Social Maria do Carmo Brant Carvalho. Compuseram também a mesa, Carlos Nambu, Presidente do COMAS-SP, e Lincoln Moreira, gerente do Departamento de Assistência Social da Fundação FEAC.

Já durante à tarde, representantes da FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), FEASA (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André), FEBRAEDA (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes), LEFAN (Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados) e da Fundação Salvador Arena elaboraram apresentaram painéis onde exibiram suas experiências particulares com o Assessoramento.

Por fim, iniciou-se a discussão para constituir um Grupo de Trabalho Nacional para discussão e aprofundamento da Resolução nº 27, e construir diretrizes para as propostas de Assessoramento. O debate do GT foi concluído já com a demarcação de uma data para a primeira reunião oficial do Grupo.

No terceiro e último Diálogos do SUAS de 2016, a Assistência Social PAULUS legitimou um novo formato de interação. Estabelece-se assim uma linha de conversa viva que, graças aos participantes e entidades parceiras, tende a nunca se esgotar.