Por Comunicação PAULUS Social
Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio. Aproveitando esse momento de reflexão, promovemos uma roda de conversa com a temática “Valorização da Vida”, a partir da leitura do livro “Vida” de Mariza Lima Gonçalves, do kit do Programa Direito e Cidadania, da PAUULUS, que retrata como nossa trajetória é feita de fases e desafios a serem superados.
Durante o encontro, discutimos questões relacionadas à saúde mental, desmistificando o atendimento oferecido pelo SUS, em especial pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ressaltando sua relevância e o trabalho dos profissionais de saúde mental. Foram abordados o acesso a essa política pública e também os preconceitos ainda presentes na sociedade.
O grupo dialogou sobre e esclareceu temas como a depressão, a ansiedade e outras doenças mentais, refletindo sobre seus sintomas e sobre como as questões sociais influenciam diretamente a saúde mental.
Os atendidos compartilharam experiências pessoais, expressaram suas demandas e foram acolhidos pelo grupo, além de posteriormente receberem os devidos encaminhamentos para os serviços de referência. E o encerramento foi com música para deixar tudo mais leve.
A atividade não apenas trouxe informações importantes para o enfrentamento das doenças mentais, mas também possibilitou o início da construção de uma rede de apoio, em que os atendidos puderam perceber que, juntos, podem se fortalecer e criar novas referências para suas vidas.