Por Comunicação PAULUS Social
Com a premissa de que estar antenado é um direito de todos, as pessoas idosas do Centro PAULUS de Convivência – Vila Mariana fizeram suas vozes ouvidas por meio do podcast “Antenados”. Essa produção faz parte do percurso desenvolvido no atendimento e visa promover a inclusão digital e social da pessoa idosa.
O primeiro passo aconteceu nas rodas de conversa, mediadas pela educadora da equipe. Os encontros tiveram o Estatuto da Pessoa Idosa como referencial para reflexão, fomentando a discussão de temas ligados à história de vida, longevidade, saúde, tecnologia e os direitos da pessoa idosa.
Para entender melhor o processo de gravação, os atendidos realizaram uma visita inicial ao estúdio da FAPCOM. Em um momento de troca com a equipe do estúdio, as pessoas idosas puderam tirar dúvidas que ajudaram na roteirização e na produção do primeiro episódio.
No dia da gravação, o grupo se dividiu entre direção, entrevistadores e entrevistados. Mesmo quem não estava diretamente envolvido na gravação pôde acompanhar todo o processo que aconteceu por trás dos bastidores, obtendo uma dimensão do trabalho envolvido na produção de um conteúdo audiovisual.
O podcast “Antenados”, disponível no Instagram do Centro PAULUS de Convivência Vila Mariana, @paulus_social_vila_mariana, é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada na promoção do envelhecimento ativo e saudável, combatendo o estigma do etarismo e provando que a idade é apenas um detalhe quando se trata de aprender e produzir conteúdo relevante.